Participamos do

Cascavel elege prefeito(a) neste domingo, 5, após cassação de prefeita

Três candidatos concorrem ao cargo: Ana Paula Vila (PTB), José Isaías (PV) e Tiago Lutiani (PPS)
22:36 | Mai. 03, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Os eleitores de Cascavel, a 63 km de Fortaleza, irão às urnas neste domingo, 5, para escolha do novo prefeito do Município. A eleição suplementar ocorre após a cassação da chapa formada pela ex-prefeita Ivonete Pereira (PDT) e o vice, Waltemar Matias (PDT).

Três candidatos concorrem ao cargo. São eles: Ana Paula Vila (PTB), José Isaías (PV) e Tiago Lutiani (PPS). O Município possui 52.470 votantes, distribuídos em 203 seções com 79 locais de voto, conforme o TRE-CE.

Atualmente, o Executivo municipal é conduzido interinamente por Sebastião Uchoa (PDT). Ele assumiu após afastamento definitivo da prefeita e o vice. Em janeiro deste ano, o TRE-CE negou recurso apresentado pela defesa dos acusados, confirmando a cassação do mandato e deixando os políticos inelegíveis por oito anos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Contra Ivonete e Waltemar, pesa a condenação por abuso do poder que envolve o período pré-eleitoral. Eles foram considerados culpados após suspeita de terem contratado número excessivo de servidores temporários e comissionados, além de estagiários admitidos por meios fraudulentos.

Além disso, recai sobre a ex-prefeita e o companheiro de legenda, suposto repasse irregular de recursos públicos à Associação dos Universitários de Cascavel, favorecendo grupo de jovens que apoiavam a chapa. As denúncias incluem ainda liberação em quantidade desproporcional de benefícios previdenciários em 2016, o ano da eleição.

Anteriormente, a votação em Cascavel havia sido marcada para o dia 17 de março. No entanto, a Corte do TRE-CE estabeleceu nova data para o pleito, a ser realizado no dia 5 de maio.

Esta é a sexta eleição suplementar do Estado em menos de um ano. Em junho de 2018, os votantes foram às urnas para a escolha do prefeito e vice dos municípios de Tianguá, Frecheirinhas, Umari e Santana do Cariri. No mesmo dia das eleições gerais, em outubro do ano passado, foi a vez dos eleitores de Croatá escolherem os novos representantes do Executivo Municipal.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags