Participamos do

TRE suspende eleições para prefeito e vice em Cascavel

O pleito ficará suspenso até decisão dos embargos declaratórios do processo no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE)
22:27 | Fev. 15, 2019
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconduziu ao cargo a prefeita de Cascavel, Francisca Ivonete Mateus Pereira, e o vice-prefeito, Waltemar Matias de Sousa, na última quarta-feira, 13. Era prevista, dia 17, eleição suplementar para o município, distante 69 km de Fortaleza. O pleito ficará suspenso até decisão dos embargos declaratórios do processo no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).

Após recurso, a sentença de cassação dos diplomas da prefeita e do vice havia sido mantida pelo TRE-CE na sessão plenária de 28 de janeiro. Eles ficaram inelegíveis por 8 anos.

Os réus foram investigados por abuso de poder político nas eleições de 2016. Dentre os fatos, estão contratação excessiva de servidores temporários e contratação fraudulenta de estagiários; utilização de veículos do transporte escolar na campanha eleitoral; e repasse irregular de verbas para associações.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“A chapa dela não conseguiu comprovar que essas contratações tiveram motivos excepcionais, então ficou comprovado que tinha cunho eleitoral, tanto que após as eleições ela demitiu os funcionários contratados no período pré-eleitoral”, acusa Tiago Ribeiro, advogado e candidato derrotado a vice-prefeito da coligação “O povo no poder” em 2016.

Na segunda-feira, 4, a ex-prefeita se pronunciou por meio de redes sociais. Ela disse que irá recorrer da decisão judicial. “Esclareço aos cascavelenses que exercerei o meu direito constitucional de recorrer. É nosso dever buscar a justiça com a mesma determinação com que lutamos para desenvolver esta cidade”, disse. Na nota, a prefeita afirma ser inocente das acusações. “Sempre procurei dar passos honrados e dignos na minha vida pessoal e administrativa”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags