Participamos do

Governadores nordestinos demonstram preocupação com Reforma da Previdência

Carta assinada pelos nove governadores deve ser entregue ao Congresso Nacional abordando além da previdência, a segurança pública, a ampliação do Fundeb e questões específicas dos estados nordestinos
16:05 | Fev. 06, 2019
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Reunidos na representação do Ceará em Brasília, nesta quarta-feira, 6, governadores nordestinos demonstraram preocupação de que a reforma da Previdência apresentada pelo Governo Federal venha prejudicar as camadas mais pobres da sociedade brasileira. Anfitrião do encontro, o governador cearense Camilo Santana (PT) disse que os participantes do fórum compreendem a importância do tema, mas que seu conteúdo precisa ser discutido amplamente. Carta assinada pelos nove governadores do Nordeste, abordando outros três temas, deve ser entregue ao Congresso Nacional.

“Estamos priorizando alguns temas importantes que estão no debate nacional como a reforma da previdência que, apesar de não haver nenhuma representação oficial por parte do Governo Federal, é um tema de grande relevância”, afirmou Camilo, complementando: “Mas mais do que isso, queremos que ela não prejudique os mais pobres, principalmente os homens e mulheres da área rural, que é a grande maioria do povo brasileiro”.

Na mesma linha, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), diz que seus colegas reconhecem que a questão previdenciária precisa ser priorizada. “Alertamos, contudo, a necessidade de pontos atinentes à preservação de direitos dos mais pobres, do campo e da cidade, serem melhor debatidos”, pontuou. Versão preliminar da proposta de Jair Bolsonaro para o fator previdenciário é de igualar idade mínima de 65 anos tanto para homens quanto para mulheres poderem se aposentar.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Governadores nordestinos, no entanto, demonstram insatisfação com essa projeção. “Nós consideramos que o déficit tem que ser naturalmente enfrentado, porém, não devem ser os mais frágeis a pagar a conta”, enfatizou o chefe do executivo maranhense.

Documento assinado por todos os governadores do Nordeste apresenta ainda outros três pontos a serem discutidos nacionalmente. São eles: segurança pública; ampliação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); e retomada da discussão de temas específicos dos estados, como a cessão onerosa relativa aos royalties do petróleo e a securitização das dívidas.

A Câmara Federal e o Senado Federal, de acordo com Flávio Dino, terão o desafio de discutir os temas apresentados pelo Governo Federal, mas sem esquecer das agendas dos estados. “São temas que não podem ficar secundarizados, uma vez que os governadores têm também tanta relevância quanto a agenda apresentada pelo Governo Federal, porque impacta nos direitos e no dia a dia dos cidadãos e das cidadãs do Nordeste e de todo o Brasil”, ressaltou.

Acompanhe os episódios do Podcast Jogo Político:

Listen to "Jogo Político" on Spreaker.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags