Participamos do

TRF-4 anuncia concurso para a escolha de um novo juiz no lugar de Sergio Moro

O novo magistrado será responsável pelos processos da Lava Jato na 13° Vara Federal de Curitiba
20:35 | Jan. 07, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O presidente do Tribunal Regional Federal da 4° Região (TRF-4), desembargador Thompson Flores, aprovou a abertura do edital divulgado nesta segunda-feira, 7, de um concurso interno para a escolha de um novo magistrado que vai ocupar o comando da 13° Vara Federal em Curitiba, encarregado diretamente aos processos da Lava Jato. O posto anteriormente era ocupado por Sergio Moro, atual ministro da Justiça e Segurança Pública.
 
Moro deixou o cargo de juiz em novembro de 2018 ao aceitar o convite para comandar o Ministério de Justiça e Segurança Pública no governo do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). No seu lugar, está a juíza substituta Gabriela Hardt, que deve ficar no comando até o dia 30 de abril ou quando o resultado do concurso for finalizado e divulgado. 
[SAIBAMAIS] 
Segundo a Agência Brasil, a publicação oficial do edital será divulgada nesta quinta-feira, 10, em diário eletrônico. O prazo para a inscrição ocorre na sexta-feira, 11 e vai até o dia 21 de janeiro. Estará apta a participação de 232 juízes que compõem o TRF-4, vindos dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 
 
O processo para a escolha do cargo é definido, preferencialmente, pelo juiz com mais tempo de atuação no TRF-4. Dos 232 magistrados, oito integram o TRF-4 desde o ano de 1994.  Seguindo esse método, os juízes com prioridade nessa seleção são: 
 
1°- Luiz Antonio Bonat da 21ª Vara Federal de Curitiba;
2°- Taís Schilling Ferraz da 24ª Vara Federal de Porto Alegre; 
3° - Marcelo de Nardi da 9ª Vara Federal de Porto Alegre; 
4° - Alexandre Gonçalves Lippel da 19ª Vara Federal de Porto Alegre;
5° - Hermes Siedler da Conceição Júnior da 26ª Vara Federal de Porto Alegre; 
6° - Eduardo Vandré Oliveira Lema Garcia da 1ª Vara Federal de Santa Cruz do Sul;
7° - Altair Antonio Gregorio da 6ª Vara Federal de Porto Alegre 
8° - Loraci Flores de Lima da 3ª Vara Federal de Santa Maria.
 
A escolha do novo juiz vai ser feita pelo Conselho de Administração do TRF-4, após a avaliação de todos os candidatos inscritos no concurso interno.
 
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente