Participamos do

Processos contra Bolsonaro no STF serão suspensos após a posse

Bolsonaro é acusado de incitação ao crime de estupro e injúria contra a deputada Maria do Rosário (PT-RS). Ele tomará posse em 1º de janeiro e as ações penais serão suspensas até o fim do mandato
09:35 | Nov. 08, 2018
Autor Rubens Rodrigues
Foto do autor
Rubens Rodrigues Repórter do OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) é réu em duas ações penais no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele é acusado de incitação ao crime de estupro e injúria por, em 2014, ter falado à deputada Maria do Rosário (PT-RS) que não a estupraria porque ela "não merecia". No dia 1º de janeiro de 2019, Bolsonaro tomará posse e as ações serão suspensas até o fim do mandato.
 
A Constituição Federal diz, no parágrafo 4º do artigo 86, que o presidente da República, na vigência de seu mandato, não pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício de suas funções. Logo, as ações e/ou investigações serão imediatamente suspensas após a posse.
 
[SAIBAMAIS]A denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) diz que "ao dizer que não estupraria a deputada porque ela não 'merece', o denunciado instigou, com suas palavras, que um homem pode estuprar uma mulher que escolha e que ele entenda ser merecedora do estupro". 
 
Professora de Direito da Fundação Getulio Vargas (FGV), em São Paulo, Eloisa Machado afirma que, em caso de julgamento e condenação antes da posse, e na falta de recurso sobreposto, pode haver suspensão dos direitos políticos enquanto durar a condenação. "A Constituição não diferencia os tipos de crime", afirma.
 
Eloisa Machado, que também coordena o projeto Supremo em Pauta - que monitora ações do STF - diz que os processo são juridicamente simples. "Não estamos falando de uma megaoperação, nem é corrupção, lavagem de dinheiro. Não é a operação Lava Jato", diz. "Já teria sido possível ao STF ter julgado esse caso. Até porque casos de crime contra a honra tramitam em juizados especiais e são rápidos".
 
O advogado e mestre em Direito Constitucional Flávio Jacinto discorda. Ele afirma que os menos de dois meses que faltam para a posse presidencial não são suficientes para o julgamento do caso. "Em dezembro tem o recesso da Justiça, que só voltará a funcionar em fevereiro. A probabilidade de impulsionar esse processo ainda neste ano é improvável porque cabe recurso", explica.
 
A lentidão no julgamento dos processos no STF é uma das críticas da coordenadora do Supremo em Pauta. "Às vezes, se presta mais atenção ao que está em julgamento e deixa-se de lado o que não está sendo julgado", provoca Eloisa Machado. "O STF pode incluir esses processos em pauta e colaborar a uma determinada conjuntura política". No entanto, ela diz que não há explicação para os casos que são julgados mais rapidamente, mas a falta de transparência é um problema. 
 
Cenário hipotético

Para Jair Bolsonaro ser julgado por um crime comum durante o exercício da função, ele precisa ser cometido durante o mandato e ter relação com o exercício das funções. Nesse caso, a PGR pode apresentar a denúncia perante o STF, mas passará antes pelo "filtro político" - como se refere Eloisa Machado - que é a autorização na Câmara dos Deputados. Para isso, 2/3 da Câmara precisam autorizar a denúncia, que volta ao STF. O Supremo decidirá se recebe ou não a denúncia.
 
"Se houver indícios suficientes de autoria e materialidade do crime, ele fica afastado por 180 dias aguardando a conclusão do procedimento. Se a sentença for condenatória, ele muito provavelmente perderia o cargo", afirma Eloisa Machado. "Os processos devem ser resgatados uma vez terminado o mandato". 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente