Participamos do

Sana reafirma caráter apartidário e diz que não apoiou nenhum candidato

O evento é alvo de ameaça de boicote pela posição política de um dos diretores. De acordo com nota, o evento não possui ligação com nenhum político e não apoiou nenhum parlamentar nas eleições de 2018. As manifestações de organizadores são individuais, diz o Sana
10:00 | Nov. 01, 2018
Autor Israel Gomes
Foto do autor
Israel Gomes Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Após repercussão da notícia que competidores anunciaram boicote ao Sana por apoio de um dos diretores ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), os organizadores do evento enviaram comunicado ao O POVO Online enfatizando que preferências políticas de integrantes da administração não representam posicionamento do evento.
 
[SAIBAMAIS]Dançarinos de cerca 60 grupos cover de K-Pop (Pop coreano) de Fortaleza e outros estados, além de cosplayers, aderiram ao movimento nas redes sociais.
 
Segundo a nota da diretoria, o Sana é apartidário e não possui ligação com nenhum político. Portanto, não apoiou nenhum candidato nas eleições de 2018. A direção ressalta que os organizadores têm direito de escolher seu "espectro político e candidatos", já que se trata de instituição formada por cidadãos.
 
[FOTO1]
 
Sobre acusações de casos de assédio em edições anteriores do evento, a instituição diz que não há nehuma queixa resgistrada, classificando como "levianas" quaisquer notícias a esse respeito que não estejam "devidamente fundamentadas".
 
Confira a nota na íntegra:
 
O evento Sana, realizado há 18 anos pela Fundação Cultural Nipônica Brasileira - instituição sem fins lucrativos que promove incentivos ao entretenimento e cultura pop, tem orgulho de agregar todas as tribos daqueles que gostam de cultura pop.
 
Ao longo desses anos, o festival distribuiu não apenas cultura, mas também solidariedade por meio de ações como: ingressos sociais, arrecadação de doações para instituições que cuidam de pessoas vulneráveis como Iprede e Peter Pan. Além de trabalhos com crianças no Hospital Albert Sabin e parceria com várias escolas públicas, de maneira a proporcionar para esses jovens a oportunidade de participar de um evento desse porte.
 
O Sana é um evento com ambiente saudável, pensado para toda família. Inclusive, não são comercializadas sequer bebidas alcoólicas, uma vez que a programação contempla pessoas de todas as idades, inclusive menores de 18 anos.
 
Para garantir a segurança, todas as edições contam com brigadistas, bombeiros, UTI móvel, Juizado de Menores e uma robusta equipe de segurança. Com todo esse aparato, em quase duas décadas de realização, o Sana nunca foi alvo de qualquer queixa ou boletim de ocorrência registrado oficialmente, nem na central de segurança do evento e nem nos órgãos públicos. Portanto, quaisquer notícias que saiam a esse respeito são levianas, por não ser devidamente fundamentada. 
 
É importante asseverar que o Sana é um evento que respeita todas as cores, raças, credos e orientação sexual. Por ser apartidário, na campanha de 2018 o Sana não declarou preferência por nenhum candidato. Porém, é uma instituição formada por cidadãos e os mesmos possuem o direito de escolher o espectro político e o candidato que assim desejarem. 
 
Recentemente, um dos diretores declarou em sua página pessoal preferência por um dos candidatos à presidência e foi vítima de ataques e ameaças. Porém, a diretoria do Sana acredita na liberdade da forma mais abrangente possível, inclusive na liberdade de expressão de quem quer que seja, caso contrário, não seria um evento que acolhesse tão bem a diversidade. 
 
Apesar da ameaça de boicote de alguns que não visualizam a liberdade no seu sentido mais amplo, as inscrições não foram abertas ainda, logo, não houve cancelamentos. Temos convicção de que o evento repetirá o sucesso das edições anteriores, uma vez que as atrações estão imperdíveis, com renomados dubladores, YouTubers, Desenhistas, além da presença confirmada do ator Stanislav Ianevski - que atuou como Viktor Krum no filme Harry Potter e o Cálice de Fogo. 
 
O Sana respeita a diversidade, a pluralidade de ideias e não comunga com extremismos que cerceiam a liberdade de nenhuma maneira.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente