Participamos do

Ministério lança plano de emergência e abre 8.517 vagas para repor lugar de cubanos no Mais Médicos

A medida faz parte de um plano de emergência do governo brasileiro para garantia de assistência médica em regiões do país que contavam com profissionais do país cubano
16:50 | Nov. 19, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] 
Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira, 19, cronograma do primeiro edital de reposição de profissionais do programa Mais Médicos. O anúncio foi feito pelo ministro Gilberto Occhi durante coletiva de imprensa cinco dias após Cuba declarar sua saída do projeto. A medida faz parte de um plano de emergência do governo brasileiro para garantia de assistência médica em regiões do país que contavam com profissionais do país cubano. 
[SAIBAMAIS] 
Nesta primeira fase, a prioridade é para médicos brasileiros com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) do Brasil. Serão, ao todo 8.517 vagas para um total de 2.824 municípios e 34 distritos indígenas. Os municípios que farão parte da seleção serão anunciados nesta terça-feira, 20, no Diário Oficial. As inscrições poderão ser feitas através do site do Mais Médicos a partir das oito horas desta quarta-feira, 21, e seguirão até domingo, 25. 
 
Além disso, o ministro anunciou que uma segunda chamada está prevista para o dia 27 deste mês, com foco em brasileiros formados no exterior e estrangeiros. Após escolhido, o profissional terá até cinco dias para se apresentar no município que for designado. Início das atividades está previsto para dia 3 de dezembro.
 
Na próxima semana, Occhi irá se reunir com equipe de transição do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) para tentar driblar a crise provada pela retirada dos mais de oito mil profissionais cubanos do Mais Médicos.
 
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente