Participamos do

Médicos que estavam no Brasil são recebidos com festa em Cuba

16:37 | Nov. 17, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
 Os primeiros 196 médicos cubanos que deixaram o País após saída de Cuba do programa Mais Médicos foram recebidos com festa no aeroporto de Havana, capital de Cuba, na madrugada da última quinta-feira, 15. A informação é do Blog do Josias.
 
[SAIBAMAIS] 
 
Em entrevista ao canal estatal TV Cuba, a vice-ministra da Saúde Pública, Regla Angulo Pardo, que esteve presente para acolher os profissionais, reconheceu positivamente a maneira como os brasileiros contemplados pelos serviços dos médicos trataram os profissionais.
 
A reportagem do canal também ouviu médicos cubanos. Um deles classificou o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), de lacaio do "império", em referência aos Estados Unidos. Disse ainda que Bolsonaro não tem conhecimento, nem preparo para presidir o País, além de não se interessar pela saúde dos brasileiros.
  
O argumento central de Bolsonaro foi os 70% que o governo de Cuba retinha do valor recebido pelos médicos. Conforme o militar, a Ilha tratava os médicos como escravos.
 
Ele também afirmou que os cubanos deveriam fazer o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida), prova que os médicos brasileiros são submetidos.
 
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente