Participamos do

UFC e Uece lançam notas em defesa da democracia e contra o radicalismo

Textos não citam candidatos, mas criticam o radicalismo e convocam para a defesa da democracia
15:31 | Out. 18, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Duas universidades públicas no Ceará lançaram notas com críticas à polarização política no Brasil, durante a disputa do segundo turno da Presidência, entre Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL).
 
A primeira nota foi lançada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). No texto “A Universidade e sua vocação para a luta democrática”, divulgado na tarde do último dia 11, a instituição diz que “nos últimos dias, em nossos campi, flagraram-se atos de patrulhamento ideológico e intolerância explícita, que não condizem com a tradição
de liberdade e pluralidade característica do ambiente acadêmico". No último dia 9, o professor Júlio Araújo denuncia ter sido vítima de xingamentos racistas e homofóbicos em um dos campi da instituição. O texto foi assinado pelo reitor da UFC, Henry de Holanda Campos.
 
Ainda de acordo com a nota, “tais episódios preocupam sobremaneira, visto que ameaçam a convivência harmoniosa – e respeitosa – entre os que fazem a nossa comunidade. Daí por que a administração superior da UFC se apresta a manifestar sua mais vigorosa condenação às investidas dos radicais (de quaisquer colorações) e deixa claro que não irá condescender com os que atentarem contra a paz no campus”.
 
Outra instituição a divulgar nota sobre a polarização política foi a Universidade Estadual do Ceará (Uece). No texto, publicado na última segunda-feira, 15, a instituição afirma que há uma convocação para um posicionamento “contra a violência, a opressão e todas as formas de preconceito e discriminação; e a combater a intolerância, o embrutecimento humano e a desvalorização da vida”.
 
O texto, que é assinado pelo reitor Jackson Sampaio e pelo vice-reitor Hidelbrando dos Santos Soares, conclama toda comunidade universitária à defesa da democracia. “Não vamos nos omitir quando direitos tão duramente conquistados estão sob grave ameaça. Por isso, conclamamos toda a comunidade universitária a não se calar, a não fechar os olhos, a não se omitir, a defender a democracia”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente