Participamos do

O que é preciso saber e o que está permitido durante votação deste domingo

Pode levar celular? Não. Pode levar acompanhante? Não. É preciso documento com foto? Sim. Sabe o lugar onde vota?753.344 mil títulos estão desatualizados
19:00 | Out. 06, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
Pouco mais de 140 milhões de pessoas devem ir às urnas neste domingo, 7. No Estado do Ceará, oitavo maior colégio eleitoral do País, são esperados 6.342.684 de eleitores. Para participar da votação de amanhã é preciso tomar alguns cuidados. 
 
Veja lista abaixo com  é preciso e o que está permitido para as eleições deste ano. 
 
 
Documentos
É preciso levar um documento com foto. Pode ser carteira de trabalho, passaporte, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros. 
 
 
Título de Eleitor
Apesar de o Título de Eleitor não ser obrigatório, é importante saber a sua situação eleitoral. 753.344 títulos estão desatualizados no Estado do Ceará. Em Fortaleza, 490.791 apresentam número de zona e seção antigos. No Interior, 262.553 eleitores estão na mesma situação. 
 
[SAIBAMAIS] 
 
No site do TRE-CE, no quadro intitulado "Serviços ao eleitor", é possível verificar local de votação, situação eleitoral, certidões, validação de documentos e quitação eleitoral. Acesse aqui
 

Outra opção é o aplicativo e-Título, versão digital do título de eleitor. É outro modo de verificar o domicílio eleitoral, além de servir como guia ao usuário até o lugar de votação. A ferramenta está disponível gratuitamente na Apple Store e na Google Play. 
 
 
Sem acompanhantes
Amigos e parentes não podem acompanhar quem estiver votando. O voto é sigiloso. Apenas deficientes ou quem tem mobilidade reduzida podem ser acompanhados, exceto por funcionários da justiça eleitoral ou filiados a partido político. 
 
 
Lembrando: o voto é obrigatório para deficientes. 
 

Celular
É proibido o uso de celular, assim como câmeras, enquanto você estiver votando. Os equipamentos devem ficar com o mesário. Você pode retirá-los após sair da cabine de votação. Por isso, sem selfie ou registro do voto. 
 
 
Por tabela, não pode levar “cola” de como vai votar no celular. Utilize um papel para ordenar seu voto. 
 
 
 
Manifestação de apoio 
O eleitor pode usar camisa de apoio a candidatos. Porém, está proibida a aglomeração de pessoas com vestuário padronizado, além de manifestações coletivas e ruidosas e qualquer tipo de abordagem, aliciamento ou persuasão de eleitores. O candidato não pode distribuir a blusa. 
 
A proibição ocorre quando há aglomeração de pessoas com um mesmo tipo de camiseta. A manifestação de apoio é permitida, desde que seja de forma “discreta”. Por isso, pode usar adereços, adesivos entre outros. 
 
 
Está longe de onde vota? 

Quem estiver fora da cidade de onde vota pode voparticipar da eleição caso tenha comunicado anteriormente à Justiça Eleitoral. Além disso, é permitido o direito democrático, por aquelas pessoas, apenas em municípios com população acima de 100 mil habitantes. 

Fora do estado só pode dar o voto para presidente. Porém, quem estiver em uma cidade dentro do próprio estado pode votar em todos os cargos. 
 
 
Mesmo voto para senador? 

Cada senador só pode ser votado uma vez pelo mesmo eleitor. Caso seja verificado os dois votos para o mesmo candidato, apenas um deles será válido, o outro anulado. 
 
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente