Participamos do

Ministério Público abre investigação contra Paulo Guedes, guru econômico de Bolsonaro

13:52 | Out. 26, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

Já anunciado como ministro da Fazenda se Jair Bolsonaro (PSL) for eleito presidente, Paulo Guedes está no alvo do Ministério Público do Distrito Federal. Na última quinta-feira, 25, a instituição abriu nova investigação contra o economista. 

Sobre ele recaem suspeitas de que teria obtido “benefícios econômicos” a partir de possíveis “crimes de gestão temerária ou fraudulenta” de investimentos advindos de fundos de pensão. As informações são do jornal O Globo. Ele deve se apresentar para prestar depoimento até o próximo dia 6 de novembro.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

[SAIBAMAIS] 

As investigações consideram que ele aplicou montantes obtidos de fundos de pensão de forma irregular, provocando prejuízos aos aposentados das estatais. A empresa de Guedes realiza gestão de investimentos financeiros. Para o MPF, ela teria cobrado comissões abusivas para realizar as movimentações.

A reportagem procurou o economista. A defesa do guru econômico de Bolsonaro disse que os investimentos geridos por ele geraram lucros “de mais de 50% do valor investido”. Informou ainda que Guedes não tinha “poder de deliberação” sobre os investimentos, ele atuava apenas sugeria as empresas que receberiam os recursos. A defesa disse ainda que a taxa de administração seguiu parâmetros usados no mercado. 

 

Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente