Participamos do

Exército prepara atuação de tropas nas eleições 2018 no Ceará

TRE havia solicitado a presença da tropa em cinco municípios do Estado
16:07 | Set. 07, 2018
Autor Sara Oliveira
Foto do autor
Sara Oliveira Editora-adjunta do Portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

O comandante da 10ª Região Militar, general Cunha Matos, afirmou nesta sexta-feira, 7 de setembro, que planeja distribuir pelo menos cinco mil homens do Exército nas Eleições 2018 no Ceará e Piauí. 

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará havia solicitado a presença de tropas federais em cinco municípios: Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Juazeiro do Norte e Sobral.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

[SAIBAMAIS]

Um dos motivos, conforme a comissão de segurança do TRE, é a atuação das facções criminosas no Ceará. O governador Camilo Santana (PT) se reuniu com o TRE e afirmou que apresentaria o plano de segurança das forças policiais do Estado para confirmar a necessidade de envio das tropas.

“Todo o planejamento já está sendo feito e certamente teremos o aporte de tropas do comando militar do Nordeste. O número do efetivo já está requisitado e certamente mais de cinco mil homens estarão presentes”, disse o general.

>> Ouça áudio com a entrevista de Cunha Matos

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou, em nota, que o "TRE não realizou nenhuma demanda para as forças policiais do Estado".

O órgão afirma que o titular da pasta, André Costa, apresentou o plano de segurança para as Eleições 2018 no último dia 31, durante reunião no TRE-CE.

"Representantes dos órgãos vinculados à SSPDS – Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) –, além da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Exército Brasileiro, também participaram do encontro", completou a nota. 

Agora, o processo está em trâmite no Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, para análise da solicitação.  

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente