Participamos do

Vídeo de apoio a Bolsonaro não é de diretor da revista Veja

A checagem do conteúdo viral foi realizada por jornalistas da Folha de São Paulo e da Veja e confirmada pelo O POVO, Uol, Poder 360, Gazeta Online e Gazeta do Povo
19:22 | Ago. 07, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]Nos últimos dias, circulou nas redes sociais e no WhatsApp um vídeo de apoio ao candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL) atribuído a um suposto diretor da Veja, identificado como Augusto Blat. O vídeo é verdadeiro, mas seu autor chama-se Ival D***, profissional de marketing de São Paulo.

 

A revista, pertencente à editora abril, informou que nem o homem que aparece na gravação, nem ninguém chamado Augusto Blat têm qualquer relação com a Veja.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


 [SAIBAMAIS]
Ival tem mais de sete mil seguidores no Facebook e não respondeu ao pedido de entrevista da equipe do Comprova enviado por mensagem privada na rede social. Ele publicou o vídeo em 31 de julho, um dia após a participação do presidenciável Jair Bolsonaro, do PSL, no programa Roda Viva, da TV Cultura.

 

O vídeo, que alcançou quase 700 mil visualizações, foi deletado pelo autor nesta terça, 7 de agosto, mas continua circulando por outros perfis na rede social e no WhatsApp.
 
Na segunda-feira, 6 de agosto, Ival escreveu, na mesma rede social, que o vídeo feito por ele foi "atribuído a uma pessoa que sequer existe". A publicação acompanha uma captura de tela do site Boatos.org, quem primeiro fez a verificação desse vídeo.

 

O que é o Comprova

O Comprova é um projeto de jornalismo colaborativo, que envolve 24 veículos de imprensa de todo o País,com o objetivo de combater a desinformação durante o período eleitoral. Informações falsas que estejam viralizando nas redes sociais serão checadas pelos jornalistas participantes e publicadas no site projetocomprova.com.br. Para denunciar boatos, envie mensagem para o WhatsApp (11) 97795-2200.

 

Com informações do Projeto Comprova

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente