Participamos do

Passados 5 dias do início dos registros, nenhum dos candidatos ao Governo oficializou candidatura

Partidos como PSDB, PSTU e PCO correm contra o tempo para registrar candidatura até a próxima quarta-feira, 15
12:53 | Ago. 10, 2018
Autor Samuel Pimentel
Foto do autor
Samuel Pimentel Jornalista no OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
O registros dos candidatos aos cargos que serão disputados na eleição de 2018 se iniciou na segunda-feira, 6. Passados cinco dias, nenhum dos candidatos ao Governo do Estado realizou a oficialização da candidatura no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).
  
Até o momento, foram registradas apenas candidaturas para deputado estadual e federal de políticos filiados ao Pros. No total, 93 candidaturas foram realizadas. O prazo final para os registro é a próxima terça-feira, 15.
  
[FOTO4]
Em 2018, os registros de candidaturas serão feitas exclusivamente por meio eletrônico. Segundo afirmou a presidente do TRE-CE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, na quarta-feira, 8, durante entrevista, os candidatos serão registrados por sistema de candidaturas chamado CANDEX, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e o acompanhamento será por meio do Processo Judicial Eletrônico (PJe), do TRE-CE.
  
Para facilitar a situação dos partidos, o TRE-CE realizou conversas prévias sobre o sistema e treinamentos entre os dias 23 de julho e 3 de agosto, com pessoas designadas pelo partidos. Nesse período de registros, o TRE-CE trabalhará por mais horas. O horário de funcionamento na área que atua nos registro será prolongado, com horário previsto das 14h às 19 horas.
  
[FOTO2]
Sobre o trabalho com o novo sistema, o secretário da Casa Civil, Nelson Martins (PT), responsável pela coordenação da campanha de Camilo Santana (PT), contou que os responsáveis pelos registros não vêm encontrando dificuldades e que o prazo para registro das candidaturas será obedecido. "Tudo tranquilo", declarou.
  
O presidente do PT no Ceará, Moisés Bráz, endossou a afirmação de Nelson, informando que os processos foram realizados com sucesso e a documentação será totalmente cadastrada no sistema até esta sexta-feira, 10. "Agora é esperar liberar o CNPJ da campanha", disse.
  
Pode haver diferença na atualização de dados entre a entrega dos documentos, pois com o Candex os pedidos contendo dados dos partidos, do candidato, documentações e fotos são repassados em mídia aos responsáveis pelo registro de candidaturas dos TREs.
 
[FOTO3] 
 
O PSDB enfrenta dificuldades para registro da candidatura de General Theophilo. Ainda com ata registrada no TRE-CE sem nomes de vice-governador, escolhida posterior à convenção do partido, e nomes de suplentes ao Senado, o partido corre contra o tempo.
  
Informações obtidas com a assessoria do partido dão conta de que foi preciso realizar uma retificação dos dados presentes na ata para adicionar os nomes da candidata a vice, Emília Pessoa (PSDB), e os suplentes ao Senado Rosenberg Freitas (PSDB) e Professor Zé Nilson (PSDB).
  
O PSTU é outra sigla que registrará os nomes de candidatos na última hora. Francisco Gonzaga (PSTU) e os outros candidatos devem ter seus nomes registrados somente "segunda-feira, 13, ou terça-feira, 14", estima a assessoria do partido.
  
A campanha de Ailton Lopes informou que os registros serão entregues até esta sexta-feira, 10. A demora se deve ao processo de reunir os dados de todos os candidatos do partido, alguns deles oriundos de cidades do Interior. Ainda informa que não foram discriminadas as candidaturas e os registros de candidatos a deputado, senador, governador e vice serão entregues juntos.
  
O presidente do PSL no Estado, Heitor Freire,diz que o partido projeta para esta sexta-feira, 10, a confirmação do registro de Hélio Gois (PSL) e dos outros candidatos da sigla.
  
Último a ser anunciado como candidato ao Governo, Makaelton Carantino (PCO) informou que o partido já estão realizando o cadastramento dos dados.
  
Atualização
O novo sistema Cadex permite aos eleitores acompanhar em tempo real o registro das candidaturas, assim como publicação das atas das convenções partidárias. As informações sobre os perfis de candidatos registrados, bem como dados referentes ao patrimônio de todos os políticos que concorrerão nas eleições, estarão disponíveis no site do TSE até às 23h59min de domingo, 14.
  
[SAIBAMAIS]
Um problema no sistema do TRE-CE causou estranheza aos membros do PCO e PCB. Passados três dias do fim do prazo de entrega das atas das convenções partidárias, os registros dos partidos não estavam disponíveis no site da Corte.
  
Em conversa com O POVO Online, o candidato ao Governo pelo PCO e responsável pela documentação do partido, Makaelton Carantino, disse que havia entregado as atas ao TRE-CE. "A gente entregou e recebemos o comprovante", disse, afirmando que o sistema do TRE em outros estados também estava enfrentando por problemas na atualização, dando como exemplo o estado de São Paulo.
  
No início da noite de quarta-feira, 8, o TRE-CE atualizou a lista incluindo os partidos. Sem apresentação da ata a Corte, os partidos não poderiam indicar os nomes ao pleito.
  

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente