Participamos do

Mais de 540 mil cearenses filiados a partidos políticos votam nesta eleição

PT e PSDB juntos possuem 25% do total de eleitores filiados no Estado
14:06 | Ago. 04, 2018
Autor Samuel Pimentel
Foto do autor
Samuel Pimentel Jornalista no OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]Mais de meio milhão de cearenses filiados a partidos políticos têm direito de votar nas eleições de outubro. Segundo os dados mais atuais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 546.325 eleitores estão legalmente filiados a partidos políticosNeste ano, 6,3 milhões de cearenses devem comparecer às urnas para escolher deputados, senador, governador e presidente.
  
[SAIBAMAIS]A legenda com maior número de correligionários é o PT. Os 79.652 filiados representam 14,5% do total do Estado. Com mais de 20 mil filiações a menos aparece o PSDB, que tem em seus quadros no Ceará 57.470 correligionários.
  
Além de PT e PSDB que juntos detêm percentualmente 25% do eleitorado cearense, o MDB aparece com 48.145 filiados (8,8% do total).
  
Vale destacar a presença na lista de partidos como o PP, PTB, PDT, DEM, PPS, PSB, PC do B e PR que possuem mais de 20 mil filiados.
  
Das últimas eleições, em 2016, até agora, o número de eleitores cearenses filiados a partidos aumentou em pouco mais de 60 pessoas. A pequena variação afetou principalmente os grades partidos do Estado como PT, PSDB e MDB, enquanto novos partidos como PSL e outros que não fazem partes dos maiores partidos como Psol conseguiram aumentar seus filiados.
  
Partidos menores
A aliança entre Psol e PCB anunciou candidato a governador (Ailton Lopes/Psol), mas a representação desses partidos é pequena tendo em vista a quantidade de eleitores filiados. Juntando os 353 filiados do PCB com os 2.903 do Psol ainda temos menos de 4.500 "votos certos" para esses partidos.
  
PSTU que concorrerá ao Governo com Francisco Gonzaga, e Rede em que João Saraiva tenta vaga ao Senado, também passam por situações semelhantes. A Rede possui 1.129 filiados e o PSTU tem 2.110 - ou 0,2% e 0,3% do total de eleitores filiados no Estado.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente