Eleições: Se um parlamentar faltar demais pode até perder o mandato; entendaNotícias de Política 

PUBLICIDADE
Notícias


Eleições: Se um parlamentar faltar demais pode até perder o mandato; entenda

15:12 | 02/08/2018
NULL
NULL
[FOTO1]
O pagamento do salário mensal de R$ 33,7 mil é condicionado ao comparecimento do parlamentar às sessões deliberativas do Plenário e o registro nas votações realizadas. Assim, se um deputado federal ou senador não justifica ausência em uma votação, terá parte do seu salário descontado. Além disso, a ausência não justificada em 1/3 das sessões ordinárias de cada sessão legislativa pode acarretar perda de mandato.
  
As ausências são justificadas se o parlamentar estiver em missão oficial dentro ou fora do País, em casos de doença comprovada por atestado, licença maternidade e licença paternidade ou, ainda, falecimento de pessoa da família até o segundo grau civil e acidente.
  
Segundo levantamento realizado em 2015 pela revista Congresso em Foco, 75% dos senadores usaram como justificativa de suas faltas "atividades parlamentares" nos seus estados de origem.
  
A expressão, no entanto, não possui definição bem definida nos regimentos da Câmara e do Senado, podendo significar qualquer tipo de atividade, política ou não.
  
TAGS