Participamos do

Gonzaga afirma que também sofre com filas em hospitais: "saúde é um caos"; vídeo

Em entrevista exclusiva, pré-candidato critica candidatos que fazem as mesmas promessas e avisa: "a maioria dos trabalhadores não está acreditando mais"
14:10 | Jul. 21, 2018
Autor Samuel Pimentel
Foto do autor
Samuel Pimentel Jornalista no OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
O pré-candidato ao Governo do Ceará pelo PSTU, Francisco Gonzaga, de 60 anos, concedeu entrevista ao O POVO Online e revelou que também sofre com filas em hospitais e UPAs. Gonzaga também falou sobre educação, segurança e atual conjuntura política pré-eleições.
  
O político já apareceu nas urnas em 2010 em busca do Governo Estadual, quando teve 5.412 votos e não foi eleito. Também disputou para prefeito de Fortaleza em 2016 e 2012.
  
[VIDEO1] 
 
Sobre esse histórico, o pré-candidato revela que as "eleições para o PSTU são desafios". "Apresentamos um programa que não é só para esse período, mas é para após as eleições, ainda mais nesse conjuntura em que estamos vivendo com os trabalhadores não acreditando mais, pois é uma repetição de promessas. Candidatos se elegem com uma promessa, mas, na prática, não correspondem, então o PSTU apresenta um programa diferente do que se ouve dos outros candidatos".
  
O pré-candidato avalia como importante sua segunda tentativa ao Governo do Estado, entre outras coisas, para tentar solucionar problemas como as filas na saúde, ao qual ele afirma sofrer com a espera. Morador da periferia de Fortaleza, Gonzaga conta da dificuldade que enfrentada quando vai aos postos de saúde do município em busca de remédios para seu tratamento contra pressão alta. Ele critica que algumas vezes volta para casa sem o medicamento.
  
Gonzaga também fala da situação nas UPAs do Estado. "Saúde é um caos. UPAs estão superlotadas porque não têm investimentos", reclama.
  
Sobre a atuação do governador Camilo Santana na segurança pública, o entrevistado faz uma crítica afirmando que a "lógica de mais Polícia e mais armas", que seria adotada por Camilo assim como foi por Cid, merece ser revista. "Ceará tem modelo de Polícia em que é o braço armado do Governo. Essa política de segurança pública está falida", diz.
  
O pré-candidato propõe novo modelo para segurança pública. Dentre as mudanças, sugere um novo tipo de Polícia Militar. "Camilo diz que nossa Polícia é modelo até para a América Latina, mas a cada dia aumenta a sensação de insegurança. Mesmo com o aparato todo, as chacinas continuam acontecendo. Nós não temos segurança", continua.
  
Pré-candidato defende que o Estado merece mais atenção com a educação, em que sejam oferecidas escolas de qualidade para os mais pobres. "Tanto o filho do trabalhador quanto o filho do empresário merece educação da mesma qualidade", disse.
 
Confirmação da candidatura 
A convenção do PSTU que confirmará a candidatura de Francisco Gonzaga ao Governo do Estado acontece no próximo dia 2 de agosto.
  

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente