Participamos do

Fim do pagamento de contas de energia em casas lotéricas é questionado em Comissão na Câmara

A anulação do convênio da concessionária de energia com a Caixa Econômica Federal prejudicará aproximadamente 5 milhões de pessoas no Estado do Ceará
17:22 | Jul. 04, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
O impedimento do pagamento de contas de energia dos consumidores cearenses em casas lotéricas decretado pela Enel Distribuição Ceará, previsto para o dia 5 de agosto, está sendo questionada pelo deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), na Comissão de Defesa do Consumidor, na Câmara dos Deputados, em Brasília.
 
A anulação do convênio da concessionária de energia com a Caixa Econômica Federal (CEF) prejudicará aproximadamente 5 milhões de pessoas no Estado, adverte o parlamentar, que é um dos integrantes da comissão, citando o número estimado pelo Sindicato das Empresas Lotéricas e Similares no Estado do Ceará (Sindiloce). 
 
"Como é que se justifica tirar da população, que já paga caro pela energia e convive com um serviço que muitas vezes deixa a desejar em termos de qualidade, o direito de pelo menos pagar a conta de forma mais prática, nas lotéricas, sem precisar pegar fila em banco?" , discorda Chico Lopes.

"A medida já é ruim para os consumidores que moram em Fortaleza. Mas é ainda pior para os que vivem no interior do Estado, inclusive em municípios em que as lotéricas muitas vezes são os únicos contato da população com os bancos", mostra.
 
Enel não aceita pagar 20 centavos
 
O parlamentar afirma que o Sindiloce analisa todo o problema, que irá prejudicar principalmente a população mais pobre e idosa, que não tem o hábito de utilizar o “internet banking”. Segundo Chico Lopes, a Enel se recusar a pagar o valor de 20 centavos a mais, às lotéricas, por cada conta de luz.
 
"Causando um prejuízo desse porte aos consumidores, por conta de uma recusa em pagar às lotéricas 20 centavos a mais em cada conta, passando dos atuais 53 para 73 centavos em cada conta, a Enel demonstra insensibilidade com a população, ganância desmedida e falta de compreensão do caráter social de sua missão como única fornecedora de energia elétrica para as residências do Ceará", questiona o deputado. 
 
"Esperamos que essa situação possa ser revertida. A sociedade espera da Enel uma mudança de posição", concluiu Chico Lopes.
 
A Enel
 
De acordo com a Enel, a medida para retirar o pagamento de faturas nas casas lotéricas é devido ao fim do contrato que tinha com a CEF, onde o valor chegava a 40% para o recebimento das faturas nas lotéricas, reajustado pela Caixa para 60%, acima do atualmente praticado em canais semelhantes de outros bancos.
 
“Como as taxas de arrecadação entram no cálculo das tarifas de energia, caso o contrato fosse renovado, o aumento no valor sugerido pela Caixa seria repassado para as tarifas na próxima revisão tarifária, com impacto na conta de luz para os consumidores da companhia. Com essa medida e a oferta de diversas alternativas para pagamento da conta de luz, buscamos proteger os consumidores do reajuste abusivo proposto pela Caixa Econômica”, destaca Marcia Roque Vieira, diretora de mercado da Enel.
 
A Enel disponibiliza ainda aos clientes de bancos conveniados (Banco do Brasil, Santander, Bradesco e Caixa Econômica Federal) a possibilidade de cadastrar suas contas em débito automático pelo site da companhia, pela Central de Atendimento (0800 285 01 96) ou em uma das lojas de atendimento da distribuidora. É possível também realizar o cadastro pelos canais de atendimento (Internet Banking, app ou agência) dos próprios bancos.   
 
Débito automático 
 
O debito automático é uma comodidade oferecida pela distribuidora e conta com, aproximadamente, 90 mil clientes em todo o estado.
 
O cliente que optar por não cadastrar em débito automático também pode pagar a fatura por meio do serviço de Internet Banking e canais de autoatendimento (caixa eletrônico) dos bancos conveniados, desde que seja também correntista. 

Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente