Participamos do

Eleições: pré-candidatos usam robôs como seguidores no Twitter para impulsionar perfis

Pesquisa realizada pelo Instituto InternetLab constatou que o pré-candidato à Presidência Alvaro Dias (Podemos) possui a maior quantidade de seguidores robôs. De acordo com o levantamento, outros pré-candidatos possuem seguidores semelhantes
09:04 | Jul. 05, 2018
Autor Samuel Pimentel
Foto do autor
Samuel Pimentel Jornalista no OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
Segundo pesquisa encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo, 64% dos seguidores do pré-candidato à Presidência Alvaro Dias (Podemos) são robôs. Os quase 410 mil seguidores foram analisados pelo Instituto InternetLab, e foi constatado que esses "perfis robôs" são controlados automaticamente por terceiros. Ainda de acordo com o levantamento, outros pré-candidatos possuem seguidores semelhantes.
  
Em média geral, 37,4% dos seguidores dos políticos que desejam concorrer à Presidência são controlados por robôs. Além de Alvaro Dias, Geraldo Alckmin (PSDB) possui grande quantidade de seguidores robôs. 46% dos 992.735 seguidores do ex-governador de São Paulo são máquinas. Marina Silva (Rede) possui 1.914.200 seguidores no total, destes 36% são "perfis robôs".
  
Jair Bolsonaro (PSL) um dos mais populares pré-candidatos nas redes sociais, possui, no Twitter, 34% dos 1.187.867 seguidores robôs.
  
[SAIBAMAIS]Os pré-candidatos pesquisados que menos possuem perfis controlados por terceiros são Guilherme Boulos (Psol), com 14% de um total de 65.555, João Amoêdo (Novo), com 21% de um total de 69.344, e Manuela D'Ávila (PCdoB) com 22% de um total de 205.286 seguidores.
  
Em resposta aos resultados, a assessoria de imprensa de Alvaro Dias divulgou nota em que classifica a pesquisa da Folha de S. Paulo como "fake news".
  
*Os dados equivalem à coleta realizada em 4 de junho.
 
 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente