Participamos do

Com Lula preso, Ciro diz ser responsável por "não deixar o país descambar para o retrocesso"

20:24 | Jun. 15, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Pré-candidato à Presidência, Ciro Gomes (PDT) disse nesta sexta, 15, que, com a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ele deve liderar o campo progressista e impedir o avanço do "retrocesso e fascismo".

[FOTO1]"Quando Lula, que é o maior líder popular do País, sofreu o que sofreu, a mim me toca agora, talvez, nesse campo progressista, a responsabilidade maior de não deixar o país descambar para o retrocesso", afirmou à Folha de São Paulo. 

[SAIBAMAIS]

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ciro diz ter sido incumbido de maior responsabilidade, após a prisão de Lula. "O Brasil está ameaçado por uma recrudescência do fascismo, que é um fenômeno internacional. E nós, os democratas, temos que nos levantar e nos organizar e ajudar o povo brasileiro a se vacinar contra esse fenômeno", completou.

Falando sobre fascismo, Ciro faz referência ao pré-candidato Jair Bolsonaro (PSC), que está atrás de Lula nas pesquisas. Ciro afirmou ainda que o País busca nova liderança.

Já o PT é defendido por suas lideranças como a "esperança do povo brasileiro para superar uma das mais profundas crises do País”, como disse Lula em carta à Comissão Executiva Nacional do partido.

Há, todavia, um pacto de não agressão a Ciro. "Não é necessário que a gente faça pacto e não é possível que a gente se agrida", frisou Ciro sobre a parceria. "Isso não quer dizer que a gente vai conseguir controlar o exagero de um ou de outro. [...] Eu tenho toda a paciência do mundo, compreendo o momento traumático que o PT está vivendo. Sinto dor no coração por tudo que está acontecendo com Lula".

Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente