Participamos do

Bolsonaro precisa olhar além dos seus admiradores

14:15 | Jan. 11, 2018
Autor Guálter George
Foto do autor
Guálter George Editor executivo de Política
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]Candidato, se for, a presidente da República, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) sabe que enfrentará resistências Brasil afora na mesma linha desta que se apresenta aqui com o ultimato dos tucanos, à frente o senador Tasso Jereissati, ao Capitão Wagner (PR), para que ele seja excluído das possibilidades de presença na campanha das oposições em 2018 no Ceará. Até por seu discurso anti-tudo, com o esforço de se apresentar como um nome de fora do sistema político, mesmo ocupando cadeira na Câmara Federal nos últimos 27 anos, será natural que aconteça uma rejeição a tê-lo ao lado no palanque em muitas situações.

A maneira que há de revertê-la é fazendo-se viável como candidato. Duvida-se da capacidade do polêmico parlamentar de manter consistente o apoio ao seu projeto de candidatura presidencial, que, pelas pesquisas do momento, até pareceria justificar algum nível de entusiasmo de setores políticos, e até empresariais, naquela faixa que considera sempre ameaça maior ao País uma possível volta do PT, materializada hoje pela força do nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas medições de intenção de voto do brasileiro.



Um aspecto que Bolsonaro já dispõe de experiência suficiente para entender é que uma campanha proporcional difere, e muito, de uma disputa majoritária. Este último caso exige mais do que bravatas, declarações até fortes, mas vazias no seu conteúdo político. Ele abrirá espaços nos palanques estaduais, fundamentais a uma campanha que queria se fazer viável, mostrando que é mais do que apenas uma voz firme, alguém capaz de gritar mais, apenas de se impor à força. De um gestor espera-se muito mais do que isso.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine



É importante que ele mude, por exemplo, na maneira como reagiu até agora às denúncias que o envolvem. O silêncio está predominando e a resposta, quando vem, é mais no sentido de contra-atacar ou de se vitimizar, nunca se preocupando em oferecer algum tipo de esclarecimento acerca dos fatos. É muito possível que seus apoiadores mais fanáticos, mais barulhentos do que numerosos, embora realmente pareçam muitos, se sintam satisfeitos e até o estimulem a continuar assim, só que existe mais gente a ser conquistada e que precisa de argumentos convincentes, que espera esclarecimentos reais sobre histórias como a do crescimento patrimonial e do recebimento indevido de auxílio-moradia sendo proprietário de um apartamento em Brasília, para ficar apenas em dois dos casos levantados pela imprensa nos últimos dias.


[QUOTE1]


Será um gesto de inteligência do parlamentar absorver este caso no Ceará de maneira madura, buscando entendê-lo nas suas razões e vislumbrando meios de vencer uma objeção que também parte de gente qualificada, muitas vezes envolve razões que precisam ser respeitadas. Um primeiro passo no caminho de superação do problema é a apresentação de argumentos que revertam a relutância e levem quem hoje o rejeita a aceitá-lo como companhia de palanque na batalha eleitoral que se aproxima.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente