Participamos do

Quatro ministros votam por afastar parlamentares sem aval do Congresso

Os votos foram dos ministros Edson Fachin, relator da matéria, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux
17:12 | Out. 11, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Quatro ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) declararam voto a favor de o órgão poder afastar parlamentares sem o aval do Congresso Nacional. Foram: Edson Fachin, relator da matéria, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux. O ministro Marco Aurélio Mello votou contra.

 

A questão é discutida em uma ação protocolada pelo PP e pelo PSC, e o resultado do julgamento será decisivo na revisão da medida adotada pela Primeira Turma, que afastou o senador Aécio Neves (PSDB-MG) do mandato e determinou seu recolhimento noturno.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Na ação direta de inconstitucionalidade, os partidos defendem que todas as medidas cautelares diversas da prisão previstas no Código de Processo Penal (CPP) precisam ser referendadas em 24 horas pela Câmara ou pelo Senado quando forem direcionadas a parlamentares. A ação foi protocolada no ano passado, após a decisão da Corte que afastou o ex-deputado Eduardo Cunha do mandato.

Redação O POVO Online com Agência Brasil

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente