Participamos do

Maioria dos deputados cearenses anuncia voto contra Temer

Dos 22 deputados federais do Ceará, O POVO conseguiu ouvir 16, nesta segunda-feira, 25
14:14 | Set. 25, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

Maioria dos deputados federais cearenses consultados pelo O POVO anunciou, nesta segunda-feira, 25, voto contra o presidente Michel Temer (PMDB) na sessão que vai analisar a segunda denúncia contra o peemedebista na Câmara dos Deputados. A expectativa é que a matéria seja votada ainda em outubro.

Dos 16 deputados consultados, 10 anunciaram voto a favor do envio da investigação ao Supremo Tribunal Federal (STF). No total, o Ceará tem 22 deputados em Brasília. Caso a peça acusatória seja aceita, Temer deve ser afastado por pelo menos seis meses.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Dois deputados se posicionaram contra a denúncia formulada pelo ex-procurador-Geral, Rodrigo Janot, por avaliarem que há fragilidades nas provas. Enquanto outros três parlamentares ainda estão indecisos avaliando o conteúdo da acusação.

O chefe do Executivo nacional é acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de obstrução de justiça e organização criminosa. Uma das principais bases de prova é a delação premiada do empresário Joesley Batista. 

Posicionamento

Em relação à denúncia anterior, por corrupção passiva — rejeitada pela Câmara no dia 2 de agosto deste ano —, os parlamentares cearenses consultados não apresentaram mudança de intenção de voto.

Na votação que acabou salvando Temer de ser afastado do cargo, nove cearenses ajudaram nesse resultado, enquanto 11, a maioria, se posicionaram a favor da continuidade da representação na Suprema Corte. Houve ainda duas ausências, dos deputados Adail Carneiro (PP) e Raimundo Gomes de Matos (PSDB), que acabaram ajudando o governo.

Veja a intenção de voto dos cearenses:

A favor da denúncia

André Figueiredo (PDT)

Ariosto Holanda (PDT)

Cabo Sabino (PR)

Chico Lopes (PCdoB)

José Airton (PT)

José Guimarães (PT)

Leônidas Cristino (PDT)

Luizianne Lins (PT)

Odorico Monteiro (PSB)

Vitor Valim (PMDB)

Contra a denúncia

Aníbal Gomes (PMDB)

Domingos Neto (PSD)

Em análise

Genecias Noronha (SD)

Vaidon Oliveira (PROS)

Danilo Forte (PSB) 

Sem contato

Adail Carneiro (PP)

Gorete Pereira (PR)

Macedo (PP)

Moses Rodrigues (PMDB) 

Raimundo Gomes de Matos (PSDB)

Ronaldo Martins (PRB)

Vicente Arruda (PDT)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente