Participamos do

Projeto que prevê revogação do mandato do presidente pelos eleitores é aprovado na CCJ

Como se trata de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), ainda precisa ser aprovada em dois turnos no plenário da Casa e cumprir o mesmo trâmite na Câmara dos Deputados
15:45 | Jun. 21, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Projeto apelidado de "recall" foi aprovado por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado nesta quarta-feira, 21. Na prática, a matéria permite que o mandato do presidente da República seja revogado por votação eleitoral.

 

Como se trata de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), ainda precisa ser aprovada em dois turnos no plenário da Casa e cumprir o mesmo trâmite na Câmara dos Deputados. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

De iniciativa do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), o texto original estendia a medida a governadores, prefeitos, senadores, deputados (federais, estaduais e distritais) e vereadores após dois anos de exercício no cargo. No entanto, o substitutivo de Anastasia limitou essa possibilidade ao chefe do Executivo, que poderá ter seu mandato revogado por proposta assinada por, pelo menos, 10% do número de eleitores que compareceram à última eleição presidencial.

 

Pelo texto, caso a população decida pela revogação do mandato de presidente da República, por exemplo, o cargo fica vago até que o vice-presidente assuma. Se este também estiver vago, assume o presidente da Câmara dos Deputados, que deverá convocar eleições diretas ou indiretas, dependendo do momento em que a revogação ocorrer.

Redação O POVO, com Agência Brasil

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente