Participamos do

Lula dava a "palavra final do chefe" em esquema de caixa 2, diz João Santana

O ex-marqueteiro de Lula afirmou que ele e Dilma sabiam de todos os pagamentos oficiais e ilegais feitos para as campanhas
16:39 | Mai. 11, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Mais informações em instantes

O marqueteiro João Santana declarou ao Ministério Público Federal (MPF), no anexo da delação premiada, que os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff (ambos do PT) sabiam dos pagamento feitos por meio de caixa dois nas campanhas eleitorais.

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ele informou que conversou diversas vezes com os petistas quando rpecisava fazer cobranças. “Nestas oportunidades, tanto Lula como Dilma se comprometeram a resolver o impasse e, de fato, os pagamentos voltavam a ocorrer. Tanto os pagamentos oficiais, quanto os recebimentos de valores através de caixa 2”, afirmou.

 

O ministro Edson Fachin, responsável pela Operação Lava Jato, retirou o sigilo da delação de Santana e de sua mulher, a empresária Mônica Moura, nesta quinta-feira. 

 

No depoimento, Santana fala da relação da Odebrecht no pagamento das dívidas de campanha e diz que Dilma e Lula sabiam que a conta seria paga com recursos de caixa dois da empreiteira baiana. Ele ainda afirma que o então ministro da Fazenda, Antônio Palocci, dizia que decisões definitivas sobre pagamentos dependiam da “palavra final do chefe”, em referência a Lula.

 

Em dois momentos da campanha à reeleição de Lula, Santana diz ter ameaçado interromper os trabalhos em razão de inadimplência. Depois disso, o petista pressionou Palocci que “colocou a empresa Odebrecht no circuito”. As informações foram divulgadas pelo jornalista Fausto Macêdo, do O Estado de São Paulo.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente