Participamos do

Relembre trajetória de Marisa Letícia

A mulher de Lula estava internada no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, desde o dia 24, quando sofreu um AVC. Na manhã desta quinta-feira, 2, teve morte cerebral confirmada pelo ex-presidente
14:43 | Fev. 02, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] Casada com Lula desde 1973, Marisa Letícia Lula da Silva deixou quatro filhos, dos quais três foram fruto da união de mais de trinta anos com o ex-presidente. Ela nasceu em 7 de abril de 1950, em São Bernardo do Campo, município no interior de São Paulo. Filha de imigrantes italianos agricultores, ela cresceu numa casa simples de chão de terra batida, que dividiu com outros dez irmãos.

 
Ainda aos 13 anos começou a trabalhar numa fábrica de chocolates no centro de São Bernardo do Campo, onde permaneceu até os 19 anos, quando casou-se com o taxista Marcos Cláudio. Com Marisa ainda grávida do seu primeiro filho, ele morreu assassinado a tiros. Em 1973, conheceu Lula no Sindicato dos Metalúrgicos da cidade. Os dois se casaram no mesmo ano.

 

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Vida política
A ex-primeira-dama iniciou uma vida política ao lado do marido, militando no Sindicato dos Metalúrgicos e participando dos seus comícios e eventos políticos. Em 1978, participou ativamente das greves no ABC Paulista, embora sempre atrás de Lula, sem fazer discursos ou liderar movimentos.


Nos bastidores da história do ex-presidente, porém, é apontada como essencial. Foi ela quem costurou, à mão, a primeira bandeira do PT, quando o partido foi fundado em 1980. “A primeira bandeira do PT eu é que fiz. Tinha um tecido vermelho, italiano, um recorte, guardado há muito tempo. Costurei a estrela branca e ficou lindo. Minha casa era o centro. Foi assim que começou o PT”, relatou em 2002.


Primeira-dama
Nos oito anos em que ocupou a posição, Marisa Letícia não participou ativamente de nenhum projeto, como tradicionalmente ocorre. Durante as campanhas de Lula à presidência, porém, ela participava dos comícios e chegou a ter agendas próprias e viagens de apoio ao marido.


Em setembro do ano passado, foi denunciada pelo Ministério Público por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex no Guarujá, em São Paulo, junto com o marido e mais seis pessoas. A denúncia foi encaminhada à 13ª Vara Federal de Curitiba, do Juiz Sérgio Moro.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente