Participamos do

Temer nega ter agido em benefício de Geddel e critica Calero

Temer afirmou que procura para o lugar de Geddel alguém "com lisura absoluta de conduta e com boa interlocução no Congresso" para assumir a articulação política do governo
20:08 | Nov. 27, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O presidente Michel Temer negou ter agido em benefício de seu ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) para a liberação de um empreendimento imobiliário na Bahia e criticou neste o ex-ministro Marcelo Calero (Cultura), neste domingo, 27.

Temer disse, em entrevista coletiva no Palácio do Planalto, que apenas sugeriu na conversa com Calero que ele procurasse a AGU (Advocacia- Geral da União). A intenção não seria atuar em favor de interesses pessoais do ex-ministro Geddel, mas solucionar a discordância entre o Iphan da Bahia e o Iphan nacional.

"É algo que faz parte das atribuições da AGU", disse o presidente. O Iphan da Bahia deu aval para a construção do empreendimento, um edifício de 30 andares no centro histórico de Salvador em que Geddel Vieira Lima comprou um apartamento. O instituto nacional, no entanto, negou o pedido alegando risco para os demais prédios do entorno.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O presidente Michel Temer ainda afirmou que "jamais teria coragem" de gravar um presidente da República. Criticando o ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, ele acrescentou que este é um ato "desarrazoável, quase indigno".

Apesar disso, Temer disse que "aproveitando essa gravação clandestina, talvez façamos desse limão uma limonada institucional". Ele considera solicitar ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) que passe a gravar todas as audiências públicas em que ele esteja presente - e disponibilizar os áudios para acesso público.

[SAIBAMAIS]Esta é a solução pensada pela equipe em resposta à atitude de Calero, que afirmou à Polícia Federal (PF) ter gravado conversas com o próprio presidente, o chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e o ex-ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima - que também pediu demissão esta semana.

Em depoimento à Polícia, Calero afirmou que Geddel e Temer o pressionaram em nome de interesses particulares, pedindo para que o Instituto Nacional do Patrimônio Histórico (Iphan), vinculado à pasta da Cultura, liberasse o embargo da obra de um prédio, em Salvador, onde Geddel possui um imóvel.

Ao ser indagado se demorou muito para decidir pela saída do ex-ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, Temer afirmou: "Não acho que a saída de Geddel demorou, talvez se tivesse saído antes poderia ser melhor". Disse não ter dúvidas de que "a demora não foi útil, mas não causa prejuízos de monta", em sua avaliação.

Temer saiu em defesa de Eliseu Padilha. "O que Padilha fez foi o que eu disse, que é a recomendação da AGU", afirmou. "Não há necessidade de falar de demissão de Padilha", afirmou.

A coletiva de imprensa foi convocada para anunciar um acordo entre Executivo e Legislativo contra a anistia ao caixa dois em campanhas eleitorais. A iniciativa visa dar uma mensagem de compromisso com o combate à corrupção num momento em que o próprio presidente da República enfrenta questionamentos éticos.

Temer afirmou que procura para o lugar de Geddel alguém "com lisura absoluta de conduta e com boa interlocução no Congresso" para assumir a articulação política do governo.

Já sobre Calero, contou que, quando ele o procurou para falar sobre a pressão de Geddel, foi aconselhado a "fazer o que achasse melhor" e o informou que a Advocacia-Geral da União (AGU) poderia mediar este conflito. Ao receber a carta de demissão de Calero, afirma ter lhe dito que "não havia razão" para a sua saída e pedido que ele não se incomodasse".

Temer nega ter agido em nome de interesses particulares e afirma que só soube do apartamento de Geddel quando a polêmica veio à tona, na quinta-feira. "Arbitrei um conflito de natureza administrativa entre o Iphan da Bahia e o Iphan nacional", disse.

Redação O POVO Online com Agência Estado

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente