Participamos do

Psol protocola pedido de impeachment de Temer

No documento, Temer é acusado de ter atuado junto com o ex-ministro Geddel Vieira Lima para pressionar Marcelo Calero para liberação de uma obra de interesse pessoal
15:45 | Nov. 28, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Foi protocolado na tarde desta segunda-feira, 28, um pedido de impeachment do presidente Michel Temer (PMDB) pelo Psol. A legenda acusa o pmdebista de atuar junto com o ex-ministro Geddel Vieira Lima para pressionar o também ex-ministro Marcelo Calero para a liberação d euma obra de interesse pessoal. 

 

O deputado federal Ivan Valente (SP), líder do Psol na Câmara, disse que os dois praticaram os crimes de tráfico de influência e advocacia administrativa (uso de cargo público para defender interesse particular) e que Temer foi "condescendente" ao não demitir Geddel.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Outros partidos de oposição também patrocinam uma ofensiva contra Temer, como é o caso do PT. De acordo com informações do portal de notícias Uol. parlamentares petistas devem pedir ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para investigar a atuação de Temer no caso e apresentar outro pedido de impeachment.

Tramitação
Para que um processo de impeachment seja aberto, o pedido deve ser aberto pelo presdiente da Câmara, o aliado de Temer Rodrigo Maia (DEM-RJ). Ele já afirmou em outras ocasiões não ver motivos para a retirada do presidente do poder.

Depois de aceito, é preciso o apoio de pelo menos dois terços dos deputados, o que equivale a 342 das 513 cadeiras da Câmara.

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente