Participamos do

Consultor legislativo do Senado afirma que PEC 55 é inconstitucional

Artigo argumenta que Proposta de Emenda Constitucional interfere na separação entre os Três Poderes, garantida pela Constituição Federal
12:56 | Nov. 07, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um artigo do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Consultoria Legislativa do Senado Federal afirma que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que trata dos tetos dos gastos, é inconstitucional.



Assinado pelo consultor legislativo Ronaldo Jorge Araújo Vieira Júnior, o estudo técnico agumenta que a PEC 55 viola a separação dos Poderes prevista na Constituição Federal.

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo ele, há "intolerável e inconstitucional intromissão no funcionamento do Congresso Nacional, eis que viola a cláusula pétrea prevista no inciso III do § 4º do art. 60 da CF, que tutela a separação dos Poderes".

Para ler o artigo, acesse aqui

 

"Trata-se de inusitado, desarrazoado e inconstitucional mecanismo de defesa
criado pela PEC que, em síntese, sustenta que, se do regime instituído por essa PEC, em caso de sua aprovação pelo Congresso Nacional, resultarem direitos e benefícios a quem quer que seja oponíveis ao erário, esses direitos não poderão ser exercidos", diz o texto. 

 

A PEC do teto dos gastos, como ficou conhecida, foi aprovada na Câmara dos Deputados e deve ser votada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado nesta quarta-feira, 9. 

Redação O POVO Online

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente