PUBLICIDADE
Notícias

Lula e mais 10 são denunciados por esquema em Angola

O ex-presidente e o empreiteiro Marcelo Odebrecht são acusados de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, tráfico de influência e organização criminosa

14:18 | 10/10/2016

O ex-presidente Lula e o empreiteiro Marcelo Odebrecht foram denunciados pelo Ministério Público federal (MPF) por corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, tráfico de influência e organização criminosa.



A investigação contra eles e outros nove foi enviada à Justiça Federal nesta segunda-feira, 10.



A Procuradoria da República apura supostos crimes cometidos entre 2008 e 2015 junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e outros sediados em Brasília para liberar recursos públicos para realizar obras em Angola.

A Odebrecht que executou a obra e teria repassada aos envolvidos propinas que passam de R$ 30 milhões em valores atualizados.

 

A participação de Lula teria ocorrido em duas fases, segundo a denúncia. Na primeira, entre 2008 e 2010, quando ainda era presidente, os investigadores acreditam que Lula praticou corrupção passiva. 

Na segunda fase, entre 2011 e 2015, já sem mandato, Lula teria cometido tráfico de influência. A denúncia ainda pede a condenação do ex-presidente pelo crime de lavagem de dinheiro.

Redação O POVO Online

TAGS