Participamos do

São Paulo tem protesto contra Temer pelo 5° dia consecutivo

21:42 | Set. 02, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Cerca de 400 manifestantes estão concentrados em um trecho da avenida Brigadeiro Luís António, perto do Largo da Batata, em Pinheiros. Uma indefinição em relação ao trajeto foi a senha para que policiais mantivessem o grupo em uma espécie de cerco.

Gritos de "Fora, Temer" e contra a Polícia Militar são os mais repetidos no local. "Essa é a face mais truculenta do golpe. Estão cerceando nosso direito de manifestação. É a volta da ditadura", disse a estudante Renata Farinari, 23 anos. "O que eles não entendem é que não vai ter arrego, que governo e polícia vão ter que nos enfrentar", completou o também estudante Felipe Siqueira, 19 anos.

Por volta das 21h, a organização do ato sugeriu que houvesse uma desmobilização - e que energias fossem guardadas para o protesto de domingo. À princípio, muitos gritaram que teria luta e que não recuariam. Mas, por volta das 21h20, o grupo optou pela desmobilização. Cerca de 200 pessoas voltaram para o largo da batata. No momento, o que restou da manifestação é pacífica.

Domingo

Os organizadores dos protestos queriam iniciar a concentração a partir das 14h do domingo, mas, nesta quinta-feira, 1, a SSP divulgou nota afirmando que qualquer ato estava proibido no local por causa da cerimônia de passagem da tocha paraolímpica pela avenida. O texto provocou imediata reação dos manifestantes, que reivindicaram o direito constitucional à livre manifestação.

Um acordo firmado entre representantes da Secretaria de Segurança Pública (SSP) estadual e das frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular estabeleceu que o protesto de lema "Fora Temer! O povo deve decidir" está liberado para acontecer a partir das 16h30 na Avenida Paulista, em frente ao Masp. A negociação, mediada pelo prefeito Fernando Haddad, encerrou o impasse entre manifestantes e a SSP com relação ao horário do ato.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente