Participamos do

Janot pede arquivamento de investigação contra candidato do PMDB no Rio

20:40 | Ago. 15, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu na tarde desta segunda-feira, 15, o arquivamento da investigação contra o deputado federal Pedro Paulo (PMDB-RJ), que vai concorrer à Prefeitura do Rio na próxima eleição. Afilhado político de Eduardo Paes (PMDB), Pedro Paulo é alvo de inquérito para apurar uma suposta agressão corporal contra sua ex-mulher, Alexandra Marcondes.

O registro da agressão, feito junto à Polícia Civil em 2010, aponta que Pedro Paulo deu socos no rosto e corpo da ex-mulher. No documento, Alexandra Marcondes disse que o ex-marido "a jogou na parede e depois no chão, agarrando-a pelo pescoço e sacudindo-a". Alexandra, no entanto, mudou a sua versão dos fatos.

"Ouvida no intuito de justificar as sucessivas alterações na sua versão sobre os fatos, a sra. Alexandra Marcondes foi peremptória ao negar ter sido agredida por seu então marido. Na ocasião, atribui as próprias lesões a movimentos de defesa de Pedro Paulo, para repelir investidas da depoente contra ele", destaca o procurador-geral.

De acordo com Janot, é preciso que "a conduta do autor seja praticada com vontade consciente de atentar contra a higidez física da vítima". "É imprescindível não só a constatação de lesões no ofendido, como também que estas tenham sido provocadas pelo autor de forma dolosa. Não foi o que as provas dos autos revelaram no curso da instrução, mesmo após a realização de todas as diligências possíveis para a elucidação dos fatos aqui investigados", conclui Janot.

No mês passado, Pedro Paulo teve seu nome confirmado como candidato do PMDB a prefeito do Rio de Janeiro. As investigações em torno da agressão corporal da ex-mulher provocaram um dano à sua imagem, com a mobilização de internautas contra a sua candidatura nas redes sociais. O pedido de Janot ainda será analisado pelo ministro Luiz Fux, relator do inquérito aberto contra Pedro Paulo no Supremo Tribunal Federal (STF).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente