Participamos do

Candidatos à Prefeitura fazem 1º debate em TV; acompanhe

Transmitido pela TV Cidade, o debate ocorre em diversos segmentos, com cada candidato direcionando perguntas aos seus adversários a cada bloco
13:13 | Ago. 24, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Seis candidatos à Prefeitura de Fortaleza realizam nesta quarta-feira, 24, o primeiro debate de televisão das eleições deste ano. Transmitido pela TV Cidade, o debate ocorre em diversos segmentos, com cada candidato direcionando perguntas aos seus adversários em cada bloco.

Acompanhe o debate ao vivo:

[VIDEO1]

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

14h47min Considerações de Luizianne Lins (PT): "Quem criou reveillon e pré-carnaval, fez o Jardim Japonês, o novo PV, projetou obras da Copa, requalificou a Praia de Iracema, quem fez o Transfor, o Drenurb, as praças do povo, pode dizer que pode fazer muito mais, e é isso que quero fazer para Fortaleza".

14h46min Roberto Cláudio (PDT) e suas considerações finais: "Ao longo desses três anos e meio trabalhamos muito pela mobilidade, saúde, educação, criamos coisas novas que chegaram à periferia da cidade. Não tá do jeito que a gente quer ainda, precisamos melhorar muito ainda, então por isso que peço sua confiança".

14h45min Considerações finais de Heitor Férrer (PDT): "Não tenho campanha milionária, chefe nem padrinho político. Tenho minha história a oferecer. Vou implantar o fim da indústria da multa, tirar 50% desses ladrões que lhe assaltam os bolsos todos os dias. Vou pavimentar todas as vias de Fortaleza e fazer um grande programa de saúde".

14h45min Capitão Wagner (PR) e suas considerações finais: "Quero fazer a nova política, então quero convidar todos a participar da inauguração do nosso comitê (...) não queremos dividir, queremos unir", diz.

14h44min Considerações finais de Tin Gomes (PHS): "É muito importante a gente tirar a violência das cidades pela educação, abrindo escolas e creches para tempo integral. Vou transformar essa cidade, tirando crianças das ruas", diz.

14h43min Considerações finais de Ronaldo Martins (PRB): "Queria agradecer todos que estão acreditando em meu nome. Não vou só apresentar propostas, assumo compromissos. Como o Hospital do Idoso".

14h42min Em direito de resposta, Luizianne destacou ter construído diversas escolas municipais e transformado diversas unidades em tempo integral. Roberto Cláudio (PDT) rebate: "Fortaleza não tinha nenhuma escola em tempo integral. Tinha escolas com alunos tendo aula em contraturno, isso não é escola em tempo integral em lugar nenhum", disse.

14h37min "Sou contra colocar arma de fogo na mão de Guarda Municipal. Cid Gomes deixou governo com 16 mil policiais e homicídios passaram para 4 mil", diz. Capitão Wagner (PR) discordou, afirmando que guardas exercem função de risco. "Não é armamento do guarda que vai tornar ele mais vulnerável", diz. Heitor, por sua vez, propõe ações preventivas para a educação, como ocupação de espaços públicos e melhoria da educação. "Claro que educação é importante, mas na atual situação, se não tivermos coragem de armar, treinar e equipar a Guarda Municipal, não vamos resolver o problema", diz Wagner.

14h35min Ronaldo Martins (PRB) prometeu novamente enxugar a máquina pública e reduzir o número de cargos por indicação política na Prefeitura. "Acabou a farra", disse. Heitor também prometeu acabar com contratos da Prefeitura com empresas de terceirização. "Vamos contratar diretamente terceirizados ou fazer concurso público, acabar com essa farra", diz.

14h31min Questionada sobre fotossensores, Luizianne Lins (PT) destacou ter atuado, em sua gestão, para que faróis tivessem função pedagógica e não a de gerar arrecadação. "O fundamental é que ele reduza acidentes". Heitor Férrer (PSB) classificou os fotossensores como "o maior ladrão que rouba a população" e prometeu redução de equipamentos do tipo.

14h29min Heitor Férrer (PSB) pergunta para Tin Gomes (PHS): "Na periferia, muitos se questionam que Roberto Cláudio governa para os ricos, e não para os pobres. O que você acha disso?". Tin afirma que irá atuar exatamente no sentido contrário, para garantir igualdade em ações para a periferia e área nobre da cidade. Heitor prometeu os projetos "Nosso Chão" e "Sua Casa", pavimentando toda a cidade e investindo em moradia popular.

14h23min Roberto Cláudio (PDT) destacou ter "acabado com clientelismo" na distribuição de moradias populares. "Passamos a ter sorteio público", diz. Capitão Wagner (PR) rebate, afirmando ter recebido diversas críticas de pessoas que disseram ter sido sorteadas, mas não terem recebido os imóveis.

14h18min Questionada por Roberto Cláudio (PDT) sobre política cicloviária, Luizianne Lins (PT) destacou ter criado mais de 100km de ciclovias. "Criamos nas avenidas Godofredo Maciel, na Bezerra de Menezes (...) as ciclofaixas, menos seguras que as ciclovias, são só resquício do nosso Transfor", diz a petista. Destacando ações como ciclofaixas e estações de bicicleta compartilhada, Roberto Cláudio rebate: "Algumas ciclofaixas estavam no Transfor, mas grande parte estão no nosso plano", disse, destacando promessa de criar mais 160km de ciclofaixas e 120 novas estações de bicicleta compartilhada. "O senhor pintou o chão e chamou de ciclofaixa", retruca Luizianne.

14h12min O prefeito destacou ter construído 17 novas escolas de tempo integral e questionou Ronaldo Martins (PRB) sobre suas propostas para a educação. "É impressionante como a realidade desse jovem que passa o dia na escola é diferente", diz RC. Ronaldo Martins (PRB) destacou que escola em tempo integral é importante, mas destacou que nem todas as crianças têm condição de estudar em unidades do tipo. "Vamos investir em todas as escolas, não só nas de tempo integral", diz Ronaldo, que promete ainda um passe livre para estudantes de escolas públicas municipais.

14h09min Roberto Cláudio abre seu bloco falando sobre mobilidade urbana e transporte público. "Um conjunto de inovações foi implantado na gestão para o transporte público", disse. Heitor Férrer (PDT) prometeu ampliar implantação de ciclovias e ciclofaixas. "Temos interesse em manter a passagem de ônibus como as mais baratas do País, pois isso atinge a todos", diz. Em réplica, Roberto Cláudio destacou ter implementado o Bilhete Único e ter feito 80km de corredores de ônibus. "Queremos expandir para 130km, levar ar-condicionado para todos os ônibus e fazer novos terminais", diz. 

14h05min Tin Gomes (PHS) promete criar creches em tempo integral e ampliar o número de escolas em tempo integral. Já Wagner prometeu integração de ações das Secretarias de Cultura, Esportes e demais pastas com as escolas municipais, de olho na qualificação profissional de jovens. "As escolas têm que estar abertas de domingo a domingo, para garantir o espaço para a comunidade", disse.

14h01min O tema é segurança. Ronaldo Martins (PRB) prometeu o programa "Praça Segura, Praça da Gente". "Vou colocar a Guarda Municipal, armada e preparada nas praças, ruas e escolas. Isso não pode fugir", diz. Capitão também destacou a necessidade de garantir segurança para praças municipais e armar a Guarda Municipal.

13h58min Capitão Wagner (PR) prometeu ampliar ações de reciclagem e fortalecer ações de saneamento. "Sabemos que a cada R$ 1 que se investe em saneamento, se poupa R$ 4 em saúde", diz. Roberto Cláudio (PDT) prometeu ampliação de ações de saneamento básico.

13h56min Heitor Férrer (PSB) prometeu o programa "Saúde em Casa", com atendimento em domicílio para idosos e deficientes físicos.

13h52min "Um bom prefeito não acha que sua gestão é dona de nada. Nós sempre dissemos que iriamos continuar boas ações, bons projetos", diz Roberto Cláudio (PDT). "Na época de campanha todo mundo tem muito a dizer (...) nós fizemos quatro quilômetros do Vila do Mar. O atual prefeito, que fez 300 metros, diz agora que o programa é dele", rebate Luizianne.

13h46min Luizianne questiona: "Me diga um projeto que o senhor idealizou, planejou, licitou e executou (...) o senhor tem mania de arrancar placa da obra e dizer que você que fez, todo mundo sabe disso". Roberto Cláudio responde: "Não vou polemizar, só esclarecer: temos hoje 20 binários (...) terminei o Vila do Mar, sem ter recurso em caixa, e ainda coloquei uma placa dizendo que você quem começou a obra".

13h44min Questionando Roberto Cláudio (PDT), Luizianne Lins (PT) destacou obras de sua gestão, como o Vila do Mar, Conjunto Rosalina e redução de 16 áreas de risco de Fortaleza, e criticou descontinuação de algumas ações sociais pela atual gestão. Roberto Cláudio rebate: "Eu precisaria de um bloco inteiro para responder as informações falsas ditas pela ex-prefeita. Creches aumentamos. O Hospital da Mulher, que foram deixadas só as paredes, faz hoje milhares de atendimentos. Luizianne falou que obras viárias tavam com projetos seus. Também não, diversos já estavam feitos desde a gestão Juraci, mas coube a mim fazer, já que você não fez".

13h41min "Nós deixamos a passagem de ônibus mais barata da história de Fortaleza, criamos a tarifa social, distribuímos mais de 10 mil carteiras estudantis", diz Luizianne Lins (PT). Tin Gomes (PHS) destacou avanços citados pela petista, mas reforçou necessidade de se acabar com diferenças entre linhas da área rica de Fortaleza e da periferia. "Por que algumas áreas tem equipamentos bons e outras não?". Luizianne, por sua vez, propôs a criação da tarifa social também aos sábados.

13h39min Luizianne Lins (PT) destaca ações de sua gestão na saúde, como criação de postos de saúde em três turnos e ampliação de três para 14 Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Ela criticou ainda atendimento de pessoas "no chão" no IJF. Em resposta, Heitor Férrer (PSB) destacou necessidade "urgente" de dar uma resposta na questão da saúde, prometendo estruturação imediata de postos de saúde.

13h36min Questionando Capitão Wagner (PR) sobre a educação, Luizianne Lins (PT) criticou o fechamento de laboratórios de informática em escolas municipais pela atual gestão. Em resposta, Capitão Wagner prometeu priorizar recursos para a educação. "Para garantir merenda de qualidade, para que os professores tenham condição de se qualificar".

13h35min Em direito de resposta, Roberto Cláudio (PDT) destacou relatório do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) apontando redução de sete mil cargos comissionados durante sua gestão na capital.

13h32min Ronaldo Martins (PRB) promete gratuidade de até dez passagens de ônibus mensais para desempregados que estão buscando emprego.

13h29min Questionada sobre Saúde por Ronaldo Martins (PRB), Luizianne Lins (PT) criticou "desvirtuamento" do Hospital da Mulher". "Colocaram um homem para dirigir, um pediatra, mostra bem como a questão da mulher é subvalorizada", disse. Ela classificou como "pior da história" a gestão de saúde da gestão Roberto Cláudio (PDT). Já Ronaldo promete instalação do Hospital do Idoso.

13h25min Perguntando para Heitor Férrer (PSB), Ronaldo Martins (PRB) criticou grande número de cargos comissionados na Prefeitura. Sem precisar números, Heitor prometeu "enxugar" cargos do tipo na gestão, mas destacou também "número exageradíssimo" de servidores terceirizados na Prefeitura. Em tréplica, Ronaldo Martins prometeu cortar 30% dos cargos comissionados na gestão.

13h20min O candidato Ronaldo Martins (PRB) questionou cobrança de multas pela Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) em Fortaleza. Ele criticou alto número de autuações, que classificou como "caixa preta". Ronaldo prometeu ainda sinalizar com 100m todos os fotossensores da capital, "acabando com arapucas". Roberto Cláudio destaca que as multas de trânsito buscam evitar acidentes e salvar vidas, e contestou dados sobre valor arrecadado com multas. "O valor que se tira não paga nem a AMC (...) essas medidas estão salvando vidas", disse.

13h15min Luizianne afirmou que maioria das ações de mobilidade de Roberto Cláudio (PDT) são "heranças" de sua gestão, que já deixou projetos realizados e licitados. Ela criticou ainda obra da Bezerra de Menezes, que teria sido "destruída" e transformada em "avenida da morte" após instalação de BRTs pela gestão Roberto Cláudio (PDT).

13h10min Ronaldo Martins (PRB) prometeu extinguir as Secretarias Executivas Regionais (SERs), que seriam substituídas por 117 ouvidorias locais. Segundo ele, as SERs são caras demais, distantes dos bairros e trazem poucos benefícios para a população.

13h08min Questionado sobre suas ações para a segurança, Capitão Wagner (PR) destacou propostas como melhoria da iluminação pública, ocupação de espaços públicos com atividades culturais e de lazer e instalação de câmeras de videomonitoramento. O candidato também destacou importância de uma Guarda Municipal treinada, equipada e armada. Já Tin destacou a importância de se combater o problema das drogas para a redução da violência.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente