Participamos do

Manifestantes fazem ato de apoio a Bolsonaro na Barra da Tijuca

16:20 | Jul. 03, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Um ato em apoio ao deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) reuniu pouco mais de cem pessoas na manhã deste domingo, 3, na Barra da Tijuca, bairro da zona oeste do Rio. O parlamentar será julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes de incitação ao estupro e injúria. Também sofre processo no Conselho de Ética da Câmara por quebra de decoro parlamentar.

O convite para manifestação postado no Facebook fala em "repúdio à ação recebida pelo STF por suposto crime de 'Incitação ao estupro', movido pela Dep. Maria do Rosário e outros(as)".

No dia 21 de junho, por quatro votos a um, os ministros da Primeira Turma do STF acolheram denúncia da vice-procuradora geral da República Ela Wiecko e abriram ação penal contra Bolsonaro por ele ter declarado, em 2014, que "não estupraria a deputada federal Maria do Rosário (PT/RS) porque ela não mereceria".

Bolsonaro compareceu ao ato de apoio, ocorrido entre 11h e 14h. O parlamentar discursou em cima de uma van, cantou o hino nacional e, ao final, pulou sobre a plateia no melhor estilo "astro pop". O deputado foi carregado por manifestantes vestidos com camisas com sua foto e a inscrição "Bolsomito". Outros atos em apoio a ele estavam previstos para este domingo em São Paulo e Brasília.

Além de estar sendo processado criminalmente no Supremo, Jair Bolsonaro se tornou alvo no último dia 28 de um processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética da Câmara. O PV acusa o deputado por ter dedicado seu voto a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff ao coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, reconhecido pela Justiça como torturador durante a ditadura militar. O partido pede a cassação do mandato do parlamentar.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente