Participamos do

Luizianne contraria PT e vota em Luiza Erundina para presidência da Câmara

Algumas horas antes da votação, o partido havia retirado candidatura de Maria do Rosário e anunciado apoio a Marcelo Castro, ex-ministro de Dilma Rousseff
15:34 | Jul. 14, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Contrariando orientação da bancada do PT na Câmara, a deputada federal Luizianne Lins (PT) votou nesta quarta-feira, 13, em Luiza Erundina (Psol-SP) para a presidência da Casa. Algumas horas antes da votação, o PT havia retirado candidatura de Maria do Rosário (PT-RS) e anunciado apoio ao ex-ministro de Dilma Rousseff, Marcelo Castro (PMDB-PI), ao cargo.

“Avaliei que, com a retirada da candidatura do PT, deveria prestigiar a candidatura da deputada Luiza Erundina, por sua trajetória de luta e pelo que simbolicamente representa”, disse Luizianne em sua página do Facebook. No 2º turno entre Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Rogério Rosso (PSD-DF), a petista teria optado por votar nulo.

[SAIBAMAIS 4]O líder do PT na Câmara, Afonso Florence (BA), havia afirmado que, dos 58 deputados da sigla, apenas sete haviam se manifestado contrários à orientação. “O que é relevante é que Marcelo Castro é contra o golpe e contra a agenda que retira direitos dos trabalhadores”, disse Florence, em referência a medidas do governo Michel Temer (PMDB) para a economia.

PMDB


Questionado porque o PT optou por um peemedebista, Florence reforçou postura de Castro de oposição ao impeachment. “No debate da reforma política, Marcelo Castro foi um dos ‘anti-Cunha’ da Casa. E ele tem o compromisso de garantir a tramitação do relatório do Conselho de Ética que aponta para a cassação de Eduardo Cunha”, disse. No 2º turno, o PT liberou os deputados.

Luizianne, pré-candidata do partido à Prefeitura de Fortaleza, discorda: “Em uma conjuntura marcada por um golpe contra o povo brasileiro, devemos dar sinais de que é possível manter forte resistência”, disse a petista, antes de registrar seu “respeito à posição dos demais companheiros e companheiras de bancada”.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente