Participamos do

Deputados elegem novo presidente da Câmara em sessão marcada para 16h

08:45 | Jul. 13, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Os deputados federais elegem nesta quarta-feira, dia 13, o novo presidente da Câmara em sessão marcada para começar às 16h. Quem vencer a disputa cumprirá os sete meses restantes - até fevereiro de 2017 - do mandato do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou ao cargo na última quinta-feira, 7.

 

Deputados elegem novo presidente da Câmara em sessão marcada para 16h 

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Até agora, 14 candidatos se inscreveram, mas este número ainda pode aumentar, já que o prazo de registro de candidaturas só termina ao meio-dia. Os principais nomes do pleito são Rogério Rosso (PSD-DF), líder da bancada e representante do chamado centrão, grupo de partidos ligados a Cunha; Rodrigo Maia (DEM-RJ), que tenta o apoio do PSDB e PSB; e Marcelo Castro (PMDB-PI), ex-ministro da Saúde do Governo Dilma Rousseff e considerado um desafeto de Cunha. Até às 15h, uma hora antes da votação, os candidatos registrados podem cancelar sua participação.

 

[SAIBAMAIS 3] A votação será secreta pelo sistema eletrônico. A ordem em que os nomes dos candidatos aparecerão na urna será sorteada às 13h. Cada candidato terá dez minutos para apresentar suas propostas.

 

Para ser eleito, o candidato precisa conseguir a maioria dos votos dos deputados presentes no primeiro turno. Se isso não ocorrer, haverá um segundo turno, que será disputado entre os dois mais bem votados. O segundo turno será aberto uma hora depois do encerramento da primeira votação, e cada candidato terá novamente 10 minutos para discursar.

 

Veja os candidatos:

 

Centrão

Rogério Rosso (PSD-DF)

Beto Mansur (PRB-SP)

Carlos Gaguim (PTN-TO)

Carlos Manato (SD-ES)

Cristiane Brasil (PTB-RJ)

Esperidião Amin (PP-SC)

Fausto Pinato (PP-SP)

Fernando Giacobo (PR-PR)

 

PMDB

Marcelo Castro (PI)

Fábio Ramalho (MG) - candidatura avulsa

 

DEM

Rodrigo Maia (RJ)

 

Independentes

Evair Vieira de Melo (PV-ES)

Luiza Erundina (PSOL-SP)

Miro Teixeira (Rede-RJ)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente