Participamos do

Deputada fará seminário sobre diferenças entre Estado "laico e laicista"

Silvana diz ter sido vítima de ataques por seus posicionamentos cristãos na AL. Ela é autora de lei que prevê multa de R$ 370 mil para ataques a religiões
12:03 | Jul. 12, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A deputada estadual Dra. Silvana (PMDB) anunciou que organizará, após o recesso de julho na Assembleia, um seminário sobre as “diferenças entre Estado laico e laicista”. A deputada, que é pastora evangélica, afirma que a proposta ocorre após ela sofrer “perseguição e ataques” por seus posicionamentos cristãos na Assembleia.

“As pessoas confundem intolerância religiosa ou mistura de religião com política, quando na realidade apenas não sabem que Estado Democrático a gente vive. Não vivemos em um Estado laicista, mas laico”, diz. Silvana afirma ter recebido “ataques cruéis pela internet, de pessoas que trabalharam de forma orquestrada até para derrubar minha página no Facebook”.

[SAIBAMAIS 3]Ela é autora de projeto de lei que prevê multas de R$ 370 mil para representações artísticas que ataquem ou ridicularizem qualquer religião e seus símbolos. Até mesmo charges jornalísticas estariam vedadas. Em votação do Plano Estadual de Educação, a deputada atuou para retirar o direito de transexuais e travestis de utilizarem o nome social em documentos.

Laico ou laicista

Segundo a deputada, o evento está em fase de elaboração e deve “esclarecer dúvidas” sobre a diferença entre princípios do Estado laico – que rejeita influência da igreja em esfera pública – e laicista – que, segundo a deputada, teria interesse em impedir a livre manifestação religiosa. A expressão, criticada por especialistas, é amplamente utilizada por religiosos brasileiros que entraram na política.

Segundo Silvana, um dos convidados será o professor de Direito da UFC, Glauco Barreira. “Tentaram até derrubar minha página no Facebook. Sofri calada. Pedi minha igreja para orar”, disse a deputada, que já ministrou pregações evangélicas na Casa.

Redação O POVO Online

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente