Participamos do

Casa de Candomblé promove lavagem das escadarias da AL-CE

Ação simboliza limpeza do ódio, fundamentalismo e discriminação"
14:59 | Jul. 05, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada às 9h40min

 

Terreiro de Candomblé Ilê Axé Omo Tifé promove, na próxima quinta-feira, 7, lavagem das escadarias da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE). A ação, intitulada pelo Candomblé de "Omi Oya", terá como objetivo "a limpeza do ódio, fundamentalismo e discriminação".

A concentração do ato está marcada para as 8 horas, na Praça da Imprensa, no bairro Aldeota. Ele tem parceria do Fórum Cearense de Mulheres (FCM), Tambores de Safo, Instituto Negra do Ceará (Inegra), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Levante Popular da Juventude e outros movimentos sociais.

"Dançaremos e ergueremos nossos braços em sinal de rompimento com a moralidade excludente dos bons, a defesa do nosso povo e dos seus direitos são bandeiras que não negociamos", explica afirma Iyalorixá Valéria de Logun Edé, líder do terreiro, que está localizado no bairro Jangurussu.

"Não serão as nossas lágrimas que lavarão aquelas escadas... Serão águas de cheiro! Nosso povo produz amor! Nosso povo tem mão fértil. Não se deve esquecer, bem sei, que Oyá estará lá", afirma a liderança.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A ação surgiu durante o "1º Ijexá para a Democracia", uma iniciativa da Casa que reuniu representantes de movimentos sociais, povos de terreiro, lideranças comunitárias e coletivos autônomos, no último dia 11 de junho. O evento marcou o início de uma série de ações que o Ilê Axé Omo Tifé pretende realizar contra o impeachment de Dilma e em defesa dos direitos das Casas de Candomblé.

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente