Participamos do

2º turno: Rodrigo Maia e Rogério Rosso disputam presidência da Câmara

Maia foi o mais votado com 120 votos, enquanto Rosso obteve 106. O vencedor vai completar o mandato do ex-presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ)
22:10 | Jul. 13, 2016
Autor Lucas Mota
Foto do autor
Lucas Mota Repórter na editoria de Esportes
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi o mais votado na eleição do novo presidente da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira, 13, com 120 votos. O parlamentar disputará o 2º turno, com votação ainda nesta noite, com Rogério Rosso (PSD-DF), o segundo mais votado com 106 votos. O presidente em exercício Waldir Maranhão (PP-MA) suspendeu a sessão por uma hora.

%2b Confira como foi o 1º turno

Quando a sessão for retomada, os dois parlamentares mais votados terão 10 minutos, cada um, para discursar no Plenário, assim como ocorreu no 1º turno. Ao todo, 14 deputados disputaram a eleição.
[SAIBAMAIS2]
Rodrigo Maia é nome apoiado pelo PSDB. Já Rogério Rosso foi a escolha da base governista. O deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), que dividiu a bancada dos peemedebistas e recebeu apoio do PT, ficou em terceiro lugar com 70 votos, seguido por Giacobo (PPS-PR), com 59.

O vencedor vai completar o mandato do ex-presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou ao cargo e ocuparia a presidência da Câmara até fevereiro de 2017.

Discursos
Primeiro deputado a discursar no 1º turno, Rodrigo Maia se disse pronto para assumir comando e citou sua experiência para conquistar o voto dos indecisos. "Vivemos uma profunda crise que atingiu a Câmara dos Deputados. Peço voto porque sei que estou pronto. Ofereço a cada um de vocês a experiência que acumulei por quase 20 anos aqui dentro. Ajudei o FHC a governar, testemunhei a reconfiguração política nacional, quando o presidente Lula levou o PT a vitória. Sempre lutei lutas democráticas, com amplo debate e respeito à minoria", discursou o democrata. E também elogiou Michel Temer: "nunca foi capaz de cometer um gesto que o apequenasse".

Já Rosso afirmou que sua plataforma é cumprir a Constituição, honrar a atividade parlamentar e respeitar as instituições. "Peço o voto de confiança de todos vocês. Sou parlamentar de primeiro mandato. Repito, uma eleição como essa precisa ter significado, significado de mudança, renovação e chegar de cabeça erguida que somos parlamentares e honramos com o voto do povo brasileiro", disse o parlamentar do Distrito Federal.

Veja a quantidade de votos que cada candidato recebeu:
- Rodrigo Maia (DEM-RJ): 120
- Rogério Rosso (PSD-DF): 106
- Marcelo Castro (PMDB-PI): 70
- Giacobo (PR-PR): 59
- Esperidião Amin (PP-SC): 36
- Luiza Erundina (PSOL-SP): 22
- Fábio Ramalho (PMDB-MG): 18
- Orlando Silva (PCdoB-SP): 16
- Carlos Gaguim (PTN-TO): 13
- Cristiane Brasil (PTB-RJ): 13
- Carlos Manato (SD-ES): 10
- Miro Teixeira (Rede-RJ): 6
- Evair Vieira de Melo (PV-ES): 5

Assista à sessão ao vivo:

[VIDEO1]

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente