Participamos do

2º turno da eleição para presidente da Câmara dos Deputados

Rodrigo Maia (DEM-RJ) recebeu maioria dos votos e se tornou o novo presidente da Casa
23:03 | Jul. 13, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A sessão para decidir o novo presidente da Câmara dos Deputados foi retomada às 23h20min, desta quarta-feira, 13, após o presidente em exercício, Waldir Maranhão (PP-MA) suspendê-la por uma hora. Na disputa do 2º turno, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Rogério Rosso (PSD-DF) tiveram 10 minutos, cada um, para discursar no Plenário. Logo em seguida, foi aberta a votação.

Assista à sessão:
[VIDEO1]

Confira como foi o 2º turno da eleição:

0h23min - É difícil falar depois de uma vitória dessa. Nunca sentei nesta cadeira na minha vida. Eu cheguei aqui muito novo. Ter oportunidade presidindo os trabalhos, sendo um dos 513 deputados, que juntos comigo comandarão a Câmara dos Deputados", disse Rodrigo Maia antes de encerrar sessão.

0h20min - Maia agradece a todos os partidos que o apoiaram.

0h19min - Maia se emociona no primeiro discurso como presidente da Câmara dos Deputados ao falar da família.

0h16min - Maia é empossado presidente da Câmara dos Deputados.
[SAIBAMAIS3]
0h12min - Com 285 votos, Rodrigo Maia é o novo presidente da Câmara dos Deputados. Rogério Rosso alcançou 170 votos.

0h12min - Encerrada votação. 460 deputados votaram.

0h07min - Votação fica aberta por mais cinco minutos.

23h42min - Waldir Maranhão abre processo de votação do 2º turno.

23h42min - Rosso encerra seu discurso.

23h40min - Assim como no 1º turno, Rosso fala em renovação. "É uma disputa difícil, mas que o parlamento já venceu, venceu a democracia, venceu a renovação, a esperança por dias melhores".

23h36min - Rosso chama Rodrigo Maia para lhe dar um abraço e pede que eles façam um pacto para que, quem vencer, recomece a história da Câmara.

23h35min - Rogério Rosso começa a discursar.

23h34min - Maia encerra seu discurso.

23h33min - Deputado Rodrigo Maia afirma que o Brasil só vai superar a crise, se a Câmara superar a crise.

23h29min - Maia diz que nunca pensou em disputar o cargo de presidente da Câmara dos Deputados. "Se eu sentar naquela cadeira, vamos governar essa casa juntos, vamos devolver o Plenário a sua soberania".

23h27min - Rodrigo Maia relembra quando chegou à Câmara dos Deputados. "Eu ficava sentado horas assistindo. Era um orgulho para todos nós, os parlamentares que participaram da Constituição brasileira. Quando cheguei deputado, muito jovem, tímido, e todos falavam: o Rodrigo não cumprimenta, não sorrir. Mas o Rodrigo é leal, cumpre. E isso é determinante para um parlamentar".

23h24min - Rodrigo Maia começa a falar no Plenário.

23h20min - Waldir Maranhão reabre a sessão para a votação.

23h18min - Relembre o que disseram os deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Rogério Rosso (PSD-DF) no 1º turno.

Rodrigo Maia se disse pronto para assumir comando e citou sua experiência para conquistar o voto dos indecisos. "Vivemos uma profunda crise que atingiu a Câmara dos Deputados. Peço voto porque sei que estou pronto. Ofereço a cada um de vocês a experiência que acumulei por quase 20 anos aqui dentro. Ajudei o FHC a governar, testemunhei a reconfiguração política nacional, quando o presidente Lula levou o PT a vitória. Sempre lutei lutas democráticas, com amplo debate e respeito à minoria", discursou o democrata. E também elogiou Michel Temer: "nunca foi capaz de cometer um gesto que o apequenasse".

Já Rosso afirmou que sua plataforma é cumprir a Constituição, honrar a atividade parlamentar e respeitar as instituições. "Peço o voto de confiança de todos vocês. Sou parlamentar de primeiro mandato. Repito, uma eleição como essa precisa ter significado, significado de mudança, renovação e chegar de cabeça erguida que somos parlamentares e honramos com o voto do povo brasileiro", disse o parlamentar do Distrito Federal.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente