Participamos do

'The New York Times' questiona compromisso de Temer com combate à corrupção

Para "ganhar a confiança dos brasileiros" uma das medidas, propostas pelo editorial, é abolir a imunidade parlamentar para políticos acusados de atos de corrupção
10:00 | Jun. 06, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O jornal americano The New York Times publicou nesta segunda-feira, 6, um editorial onde  questiona a postura do presidente em exercício, Michel Temer, em relação ao combate à corrupção. "Não está claro quanto Temer pretende avançar no combate à corrupção”, diz parte do texto.

Para o jornal, a única forma de "ganhar a confiança dos brasileiros" é "tomar medidas concretas" contra a corrupção. Uma delas, sugere o editorial, é abolir a imunidade parlamentar para políticos acusados de atos de corrupção.

"Esta proteção injustificável claramente permitiu uma cultura de corrupção e impunidade institucionalizadas", afirma o texto.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O texto, com título "A Medalha de Ouro do Brasil para Corrupção" (em tradução livre), inicia fazendo referência à ficha suja de ministros do governo - entre os quais, sete são investigados por corrupção.

"As nomeações reforçaram as suspeitas de que o afastamento temporário da presidente Dilma Rousseff no mês passado, por acusações de maquiar ilegalmente as contas do governo, teve uma segunda intenção: afastar a investigação (de corrupção)", escreve o jornal.

Em seguida, o editorial lembra as renúncias do ex-ministro do Planejamento, Romero Jucá, e posteriormente do ex-ministro da Transparência, Fabiano Silveira, que indicaram em conversa telefônica estar envolvidos para impedir o avanço da Operação Lava Jato.

"Isto forçou Temer a prometer, na semana passada, que o Executivo não interferirá nas investigações na Petrobras, nas quais estão envolvidos mais de 40 políticos. Considerando os homens de quem Temer se cercou, a promessa soa oca", julga o editorial.

Com informações da BBC Brasil

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente