Participamos do

Renan vai publicar nota pedindo isenção em perícia do impeachment

10:20 | Jun. 16, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Após a Comissão Especial do Impeachment do Senado rejeitar o pedido da defesa de Dilma Rousseff para impugnar o coordenador da perícia do processo, o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse a interlocutores que irá publicar uma nota reforçando a necessidade de isenção no procedimento.

A perícia será realizada por uma equipe de três técnicos do Senado Federal e deve começar nessa quinta-feira, 16. A defesa da presidente afastada questionou a postura do coordenador do procedimento, Diego Alves, argumentando que ele tem forte engajamento contra Dilma. O ex-advogado-geral da União José Eduardo Cardozo alegou suspeição do perito e pediu sua impugnação, mas a maioria da comissão, formada pela base de Temer, rejeitou o pedido.

Renan disse a senadores que não caberia a ele pedir a saída do perito, afirmou que não quer se envolver em questões da Comissão do Impeachment e alegou que as decisões finais cabem ao presidente do colegiado, Raimundo Lira (PMDB-PB).

Entretanto, o presidente do Senado ponderou que pode publicar uma nota pedindo, de forma abrangente, que haja isenção na realização da perícia. A nota de Renan deve causar constrangimento ao perito e acabar provocando sua renúncia.

Ato repetido

Essa não seria a primeira interferência de Renan nos trabalhos da comissão, mesmo sem agir diretamente. Quando os senadores da base de Michel Temer aprovaram o encurtamento de prazos do processo, Renan também divulgou uma nota com críticas à postura da comissão.

No dia seguinte, os governistas acabaram fechando acordo e a comissão voltou atrás, retomando o calendário inicial do processo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente