Participamos do

Japonês da Federal é preso por facilitação de contrabando

Newton Ishii ficou conhecido em todo o País por ter participado das prisões de vários investigados pela Operação. De acordo com a Polícia Federal, ele foi preso na tarde desta terça-feira, 7, em Curitiba
10:03 | Jun. 08, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Agente federal que participou de prisões de vários investigados pela Operação Lava Jato,  Newton Ishii, conhecido como Japonês da Federal, foi preso nesta terça-feira, 7, em Curitiba. Ele está detido na Superintendência da Polícia Federal na capital paranaense, e o mandato foi expedido pela Vara de Execução Penal Justiça Federal de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.

[SAIBAMAIS 1] 

Ele foi condenado pelo crime de facilitação do contrabando. O processo transitou em julgado, ou seja, não cabe recurso.De acordo com o advogado do agente, Oswaldo de Mello Junior, Ishii foi condenado a quatro anos, dois meses e 21 dias em virtude da Operação Sucuri, que descobriu envolvimento de agentes na entrada de contrabando no País.
Ele estava trabalhando ontem quando foi notificado da decisão e se entregou espontaneamente.Diferente dos presos da Lava Jato que ele ajudou a conduzir para a PF em Curitiba ao longo das 30 fases da emblemática operação de combate à corrupção, Ishii está em uma de sala separada na sede da Polícia Federal e não na carceragem.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ishii foi citado na gravação que levou à prisão do ex-senador senador Delcídio do Amaral, em Brasília. O ex-líder petista no Senado foi detido por tentativa de obstrução da justiça. No áudio, o agente federal é citado quando Delcídio discute quem estaria vazando informações para a mídia e o chama de "japonês bonzinho".

Prisões da Lava Jato

O assédio de admiradores já havia feito com que ele fosse afastado das ações de prisão da PF. Enquanto ele fazia seus serviços em Curitiba, como afazeres da carceragem e o transporte de presos, Ishii era parado para fotos e conversas com fãs.

Celebridade

Em março deste ano, Ishii visitou a Câmara dos Deputados e foi "tietado" por deputados federais como Jair Bolsonaro (PSC-RJ) e seu filho Eduardo Bolsonaro (PSC-SP). 

[FOTO2] No carnaval deste ano, ele ganhou marchinhas e virou fantasia, com máscaras com seu rosto. Em Olinda (PE), um boneco gigante. 

 Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente