Participamos do

Janot pediu busca e apreensão contra Aécio Neves

O objetivo era colher material para o inquérito do atual presidente nacional do PSDB, acusado de "maquiar" dados da CPI dos Correios, em 2005. A medida foi abortada depois que o Senado garantiu que daria acesso irrestrito aos documentos
10:02 | Jun. 06, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Após a suspeita sobre o senador Aécio Neves ser levada à PGR pelo ex-senador Delcídio do Amaral na Lava Jato, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, solicitou uma ação de busca e apreensão no Senado para coletar dados. O objetivo era colher material para o inquérito do atual presidente nacional do PSDB, acusado de "maquiar" dados da CPI dos Correios, em 2005.

A medida foi abortada depois que o Senado garantiu que daria acesso irrestrito aos documentos, conforme informações o jornal Folha de S. Paulo. Segundo Janot, Aécio teria atrasado o envio de dados do Banco Rural à CPI para poder "apagar dados bancários comprometedores" e evitar que a apuração sobre fraudes na instituição levasse a nomes do PSDB.

O inquérito sobre o tucano está com o ministro do STF Gilmar Mendes, que chegou a autorizar o pedido, mas fez ressalvas para que ''a ação fosse discreta e acompanhada por um oficial de justiça do Supremo.’’
A PGR fez o pedido em uma ação cautelar sigilosa, em maio, após o jornal "O Globo" divulgar que documentos da CPI haviam sido deslocados do arquivo do Senado para outro setor da Casa a pedido de Aécio.

[SAIBAMAIS 3] De acordo com a Folha de S. Paulo, a operação só não ocorreu porque o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), emitiu nota para rebater a versão de que os documentos da CPI teriam sido alvo de manipulação indevida e encaminhou ao Supremo petição dizendo que os documentos eram públicos e estavam à disposição da Justiça.

O gabinete de Aécio declarou, em nota, que considerou a decisão do ministro "adequada, pois contribui para garantir transparência ao processo". "A solicitação do senador Aécio Neves ao Senado seguiu estritamente a legislação vigente, que permite que qualquer cidadão peça pesquisa de documentos oficiais, o que foi feito pelo setor competente do Senado, como atesta documento oficial", completa.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente