Participamos do

Comissão do Senado aprova indicação de Sérgio Danese para embaixador na Argentina

13:20 | Jun. 09, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Por unanimidade e com uma profusão de elogios, a Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou nesta quinta-feira, 9, a indicação de Sérgio França Danese para embaixador do Brasil na Argentina. Durante a sabatina, Danese chamou a atenção para a necessidade de o Brasil fortalecer os mecanismos de financiamento à empresas que atuam no país vizinho, sob pena de perder espaço para países como China e Índia, além de nações europeias, que têm políticas agressivas de financiamento.

O foco da preocupação são 11 projetos em infraestrutura em negociação no país vizinho.

Em apoio a essa preocupação, o senador Armando Monteiro (PTB-PE) observou que, por causa da Lava Jato, há uma tendência de "criminalização" desses financiamentos, o que é preocupante. Participam desses projetos as grandes empreiteiras brasileiras, que são alvo das investigações.

Danese disse que a troca do governo na Argentina deverá facilitar a evolução do projeto da Hidrovia do Mercosul, considerada estratégica não só para o escoamento da produção da região para o mercado externo, mas também para o comércio intrabloco.

Ele considerou, ainda, que o regime automotivo em vigor entre os dois países precisa mudar. Porém, o momento de retração econômica vivido por ambos "não é bom conselheiro".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente