Participamos do

Vice-prefeito Gaudêncio é cotado para ministro da Integração Nacional

Aliado próximo de Michel Temer, Eunício Oliveira é cotado para indicar o próximo titular da pasta em eventual governo do vice-presidente
13:56 | Mai. 06, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Aliado próximo de Michel Temer (PMDB), o senador Eunício Oliveira (PMDB) é cotado para indicar o ministro da Integração Nacional em um eventual governo do vice-presidente. Entre as indicações mais prováveis para o cargo, se destaca hoje o atual vice-prefeito de Fortaleza, Gaudêncio Lucena (PMDB).

A informação é da coluna Radar Online, da revista Veja. Um dos pontos que pesaria na escolha é o peso eleitoral da pasta, que concentra grande volume de recursos sobretudo na região Nordeste. Atualmente, o PMDB estuda disputar pela Prefeitura de Fortaleza, sendo o próprio Gaudêncio um dos pré-candidatos do partido.

Coordenadora de órgãos de atuação importante no Nordeste - como o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) e a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) -, a Integração é considerada "valiosa" em ano de eleição municipal.

Impasse


A indicação de Eunício estaria se fortalecendo diante de impasse entre a bancada do PMDB no Senado: embora Eduardo Braga, que foi ministro de Minas e Energia tenta voltar ao posto, outros senadores estariam defendendo a "migração" da indicação para a Integração. A relação da pasta de Minas e Energia com a Lava Jato seria um dos fatores pela mudança.

As mudanças, no entanto, ainda permanecem no campo da especulação, com os envolvidos evitando confirmar abertamente a negociação. A reportagem tentou entrar em contato com Gaudêncio Lucena e com Eunício Oliveira para comentar o assunto, mas não obteve resposta.

Aliado histórico de Eunício no comando do PMDB do Ceará, Gaudêncio foi candidato a vice de Roberto Cláudio (PDT) antes do rompimento entre PMDB e o grupo político dos Ferreira Gomes no Ceará. Após o rompimento, o peemedebista se manteve fiel a Eunício e acabou rompendo relações com o prefeito.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente