Participamos do

Temer envia ao Senado indicação de Ilan Goldfajn à presidência do BC

Economista precisa ter o nome aprovado em comissão e no plenário da Casa para poder assumir o cargo
11:29 | Mai. 20, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O presidente em exercício Michel Temer formalizou, nesta sexta-feira, 20, a indicação do economista Ilan Goldfajn para exercer o cargo de presidente do Banco Central do Brasil (BC), enviando o nome para apreciação no Senado. A mensagem está publicada no Diário Oficial da União (DOU).

A indicação de Ilan ao BC foi anunciada  na última terça-feira pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Ilan ocupa é economista-chefe do Itaú Unibanco. Para assumir o BC, ele tem de passar por uma sabatina no Senado e ter o nome aprovado em comissão e no plenário da Casa.

O cargo, que hoje é ocupado por Alexandre Tombine, precisa passar por uma transição gradual, caso Goldfajn seja aprovado para ser novo ministro, e deve durar cerca de um mês. 

Goldfajn é economista e foi consultor do Banco Mundial, do Fundo Monetário Internacional (FMI) e da Organização das Nações Unidas, além do governo brasileiro e do setor privado. Ele também foi diretor de Política Econômica do Banco Central, entre 2000 e 2003.

A expectativa é de que seu nome seja aprovado pelos senadores antes da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para ocorrer nos dias 7 e 8 de junho.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente