Participamos do

Moro condena José Dirceu a 23 anos de prisão pela Lava Jato

Esta é a 2º condenação contra Dirceu por crimes de corrupção. Em 2012, ele foi condenado por envolvimento no escândalo do mensalão
10:53 | Mai. 18, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O juiz federal Sergio Moro condenou o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT) a 23 anos e três meses de prisão. A decisão, publicada nesta quarta-feira, 18, diz respeito aos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa dentro do esquema investigado pela Operação Lava Jato.

Esta é a segunda condenação contra Dirceu por crimes de corrupção. Em 2012, o petista foi condenado a dez anos e dez meses de prisão por envolvimento no escândalo do mensalão. Como a decisão de Moro ainda foi em primeira instância, José Dirceu ainda poderá recorrer da condenação.

[SAIBAMAIS 3]Em sua decisão, Sergio Moro destaca que “o mais perturbador” é que Dirceu "praticou o crime inclusive enquanto estava sendo julgado pelo plenário do STF" no mensalão."Nem o julgamento condenatório pela mais alta Corte do País representou fator inibidor da reiteração criminosa, embora em outro esquema ilícito", diz.

Lavagem tinha "especial sofisticação"

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em sua decisão, Sergio Moro aponta envolvimento de Dirceu em "lavagem com especial sofisticação" de até R$ 10,2 milhões. O juiz afirma ainda existir registros de que o petista recebeu propinas da Lava Jato até pelo menos 13 de novembro de 2013. José Dirceu foi ministro-chefe da Casa Civil entre 2003 e 2005, no 1º mandato do ex-presidente Lula (PT).

Foram condenados também outros investigados, como o irmão do ex-ministro, Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, que teve pena decretada de oito anos e nove meses de reclusão por lavagem e pertinência à organização criminosa.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente