Participamos do

Gilmar envia novo pedido de inquérito sobre Aécio para reanálise da PGR

Janot quer apurar se senador tentou esconder mensalão mineiro n CPI nos Correios
10:25 | Mai. 25, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes enviou o segundo pedido de abertura de inquérito para investigar o senador Aécio Neves (PSDB) para reanálise do procurador-geral da República Rodrigo Janot. O envio foi feito nesta quarta-feira, 25.

Janot havia solicitado instaurar investigação, com base na delação premiada do senador cassado Delcídio do Amaral (sem partido-MS), para apurar se houve atuação de Aécio na tentativa de esconder o mensalão mineiro na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Correios.

Após analisar o pedido de abertura de inquérito, Gilmar Mendes remeteu informações prestadas por Aécio para que Janot reavalie o pedido de investigação.

O ministro já havia enviado outro pedido de inquérito para reavaliação da Procuradoria-Geral da República sobre participação de Aécio em suposto esquema de corrupção em Furnas no dia 12. O ministro chegou a abrir inquérito no caso Furnas, mas, por causa de informações prestadas por Aécio, suspendeu a coleta de provas autorizada e pediu reavaliação.

O segundo pedido feito por Janot, este que está sendo reanalisado, também tem como alvos o deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP) e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB). Eles são suspeitos, segundo a PGR, de tentar esconder dados sobre o mensalão mineiro durante a CPI dos Correios, em 2005, que investigou o mensalão do PT.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Redação O POVO Online

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente