Participamos do

Comissão do Senado aprova relatório a favor do impeachment de Dilma

Parecer de Antônio Anastasia foi aprovado com 15 votos favoráveis e cinco contra
13:19 | Mai. 06, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Comissão do Impeachment no Senado aprovou agora há pouco, por 15 votos favoráveis e cinco contra, relatório de Antônio Anastasia (PSDB-MG) pela admissibilidade do impeachment de Dilma Rousseff. Com o resultado, o afastamento irá a plenário e pode ser votado já na próxima quarta-feira, 11.

O relatório, de 127 páginas, aponta que há elementos suficientes para abertura do processo contra Dilma por crime de responsabilidade. A presidente é acusada de cometer as chamadas "pedalada fiscais", pela edição, em 2015, de decretos de crédito suplementar e de usar dinheiro de bancos públicos para quitar dívidas de programas sociais.

No plenário, o impeachment precisaria de 54 votos favoráveis para ser aprovado. Segundo o jornal Estado de S. Paulo, 50 senadores já se posicionaram pró-impeachment.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Votação

Líderes de 11 partidos - PMDB, PSDB, PR, PPS, PP, PSC, PV, PSB, PSD e DEM - se posicionaram a favor do seguimento do processo. Só PT, PDT e PCdoB encaminharam voto contra o processo.

Com ampla maioria da oposição no grupo, os líderes destacaram o impeachment como "remédio amargo" para remoção de um "mau governante". Gleisi Hoffmann (PT-PR), no entanto, rebateu, chamando senadores de "golpistas da Constituição". Ela rejeita tese de crime de responsabilidade da presidente.

Confira como votaram os senadores na Comissão do Impeachment*:

SIM (15) - Aloysio Nunes (PSDB-SP), Ana Amélia (PP-RS), Antonio Anastasia (PSDB-MG), Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Fernando Bezerra (PSB-PE), Gladson Cameli (PP-AC), Hélio José (PMDB-DF), José Medeiros (PSD-MT), Romário (PSB-RJ), Ronaldo Caiado (DEM-GO), Simone Tebet (PMDB-MS), Waldemir Moka (PMDB-MS), Wellington Faguns PR-MT), Zezé Perrella (PTB-MG).

NÃO (5) - Gleisi Hoffmann (PT-PR), José Pimentel (PT-CE), Lindbergh Farias (PT-RJ), Telmário Mota (PDT-RR), Vanessa Grazziotin (PMDB-AM).

*o presidente da comissão Raimundo Lira (PMDB-PB) não votou

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente